Page 43 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
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7. Perspectivas de



                    Avaliação








                    Considerando que o processo de avaliação realiza-se por meio de três mo-
                    dalidades: (a) diag nóstica, que busca informações para situar os objetos,
                    os sujeitos e os con textos de aprendizagens; (b) formativa, que observa o
                    desenvolvimento do su jeito, na interação com o objeto e visa a tomada de
                    decisões sobre ajustes necessários ao processo de aprendizagem; e (c) soma-
                    tiva, que estabelece uma apreciação sobre as aprendizagens constituídas,
                    com base nos critérios de finidos, entendemos que  a avaliação precisa ser
                    planejada, tanto para a apren dizagem quanto para a avaliação do currículo
                    e da escola. A análise dos resultados dessas três modalidades, em conjunto,
                    é imprescindível, direcio nando à ressignificação e ao aperfeiçoamento das
                    práticas educativas.

                    Desse modo, os relatórios apresentados para o trabalho nos diferentes seg-
                    mentos servirão como norteadores de um processo de ensino e aprendiza-
                    gem intencional. O professor deverá posicionar-se de forma a contextuali-
                    zar o conhecimento, por meio de atividades práticas em um contexto que
                    possibilite ao aluno a estruturação do conhecimento matemático.
                    Ponderamos, ainda, que a avaliação dos alunos será realizada durante o
                    período da aula por meio de relatórios. Outros critérios além desses podem
                    ser utilizados para a avaliação, desde que estes tenham sido apresentados
                    anteriormente aos estudantes.

                    Indicamos, ainda, para os encaminhamentos da avaliação, a elaboração de
                    um portifólio, apresentando as atividades realizadas no ambiente do Labo-
                    ratório de Matemática.











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