Page 43 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
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7. Perspectivas de
Avaliação
Considerando que o processo de avaliação realiza-se por meio de três mo-
dalidades: (a) diag nóstica, que busca informações para situar os objetos,
os sujeitos e os con textos de aprendizagens; (b) formativa, que observa o
desenvolvimento do su jeito, na interação com o objeto e visa a tomada de
decisões sobre ajustes necessários ao processo de aprendizagem; e (c) soma-
tiva, que estabelece uma apreciação sobre as aprendizagens constituídas,
com base nos critérios de finidos, entendemos que a avaliação precisa ser
planejada, tanto para a apren dizagem quanto para a avaliação do currículo
e da escola. A análise dos resultados dessas três modalidades, em conjunto,
é imprescindível, direcio nando à ressignificação e ao aperfeiçoamento das
práticas educativas.
Desse modo, os relatórios apresentados para o trabalho nos diferentes seg-
mentos servirão como norteadores de um processo de ensino e aprendiza-
gem intencional. O professor deverá posicionar-se de forma a contextuali-
zar o conhecimento, por meio de atividades práticas em um contexto que
possibilite ao aluno a estruturação do conhecimento matemático.
Ponderamos, ainda, que a avaliação dos alunos será realizada durante o
período da aula por meio de relatórios. Outros critérios além desses podem
ser utilizados para a avaliação, desde que estes tenham sido apresentados
anteriormente aos estudantes.
Indicamos, ainda, para os encaminhamentos da avaliação, a elaboração de
um portifólio, apresentando as atividades realizadas no ambiente do Labo-
ratório de Matemática.
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