Page 38 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
P. 38
5.3.3 Relatório de aula prática – Modelo para o
Ensino Fundamental - Anos Finais
Ao trabalharmos com aulas práticas de Matemática nesse segmento, deve-
mos nos preocupar em oferecer uma aula prática rica em conceitos mate-
máticos. Essa pode não ser a visão de nossos estudantes que normalmente
veem este momento com um momento para “desopilar”, ou seja, estar fora
do am biente de sala de aula.
Diante disso estes estudantes podem ter a ilusão de que em uma aula prática
não são trabalhados os conteúdos e conceitos matemáticos, por isso, acre-
ditamos ser importante criar estratégias que possam deixar claro que este é
um momento de aprendizagem contextuali zada com suas vivências, sendo
capaz de aguçar a curiosidade.
Assim, indicamos a elaboração de relatório de aprendizado, para que nos sos
estudantes se conscientizem de que a prática Matemática é importante para
a aprendizagem e para fixação de conteúdos trabalhados.
38 Diretrizes Curriculares Maristas