Page 17 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
P. 17

Competências da Matriz Curricular Marista na área de Matemática para o
                    Ensino Médio:
                     Competências acadêmicas              - Compreender as formas pelas
                                                          quais a Matemática infl uencia
                     - Ler, articular e interpretar       nossa interpretação do mundo
                     símbolos e códigos em diferen-       atual, condicionando formas
                     tes linguagens e representações      de pensar e interagir.
                     matemáticas.
                                                          - Compreender a responsabi-
                     - Analisar e interpretar variados    lidade social associada à aqui-
                     tipos de textos, noticiários e ar-   sição e uso de conhecimento
                     tigos relativos à ciência em dife-   matemático, sentindo-se mo-
                     rentes meios de comunicação e        bilizado  para  a  realização  de
                     com informações apresentadas         diferentes ações.
                     em linguagem matemática.

                     - Elaborar comunicações orais        Competências Políticas
                     e escritas para discutir, sinte-
                     tizar e sistematizar formas de   Competências Tecnológicas  - Compreender e emitir juízos
                     pensar, fazendo uso, sempre          próprios sobre informações re-
                     que necessário da linguagem   - Identifi car e utilizar diferentes   lativas à matemática e tecnolo-
                     matemática.       formas e instrumentos  apro-  gia, de forma analítica e crítica,
                                       priados para efetuar medidas   posicionando-se com argu-
                     - Identifi car dados relevantes   ou cálculos.   mentação  clara  e  consistente
                     em uma determinada situa-            sempre que necessário.
                     ção–problema, buscando pos-  - Perceber o papel desempe-
                     síveis estratégias de resolução,   nhado pelo conhecimento ma-  - Conhecer recursos, ins-
                     reconhecendo a sua natureza   temático no desenvolvimento   trumentos e procedimentos
                     e situando o objeto de estudo   da tecnologia e a complexa   econômicos e sociais para po-
                     dentro dos diferentes campos   relação entre a Matemática e   siciona-se  com  argumentação
                     da Matemática.    a tecnologia ao longo da His-  clara e consistente sempre que
                     - Construir uma visão siste-  tória.   necessário.
                     matizada das diferentes lin-  - Acompanhar, criticamente,   -  Conhecer  recursos,  instru-
                     guagens e campos de estudo   o desenvolvimento tecnológi-  mentos e procedimentos eco-
                     da Matemática, estabelecendo   co contemporâneo, tomando   nômicos e sociais para posi-
                     conexões entre seus temas e   contato com os avanços das no-  cionar-se, argumentar e julgar
                     conteúdo, fazendo uso do co-  vas tecnologias para se posicio-  sobre questões de interesse da
                     nhecimento de forma integra-  nar frente as questões de nossa   comunidade.
                     da e articulada.   atualidade.
                                                          - Promover situações que con-
                     - Compreender a Matemática   - Utilizar o conhecimento   tribuam para a melhoria da
                     como ciência que investiga   matemático como apoio para   vida da sociedade, por meio de
                     relações, formas e eventos e   compreender e julgar as aplica-  uso de ferramentas matemáti-
                     desenvolve maneiras próprias   ções tecnológicas dos diferen-  cas que auxiliem no desenvol-
                     de desenvolver e interpretar o   tes campos de científi cos.   vimento de uma proposta de
                     mundo.                               solução de problemas em seu
                                                          entorno real.
                     - Reconhecer relações entre a   Competências Ético-estéticas
                     matemática e outras áreas do
                     conhecimento, percebendo   - Compreender a Matemática
                     sua presença nos mais variados   como parte integrante da cul-
                     campos de estudo e da vida hu-  tura contemporânea.
                     mana.
                    (Quadro elaborado considerando as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista
                    (2016).




                                                                         17
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22