Page 17 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
P. 17
Competências da Matriz Curricular Marista na área de Matemática para o
Ensino Médio:
Competências acadêmicas - Compreender as formas pelas
quais a Matemática infl uencia
- Ler, articular e interpretar nossa interpretação do mundo
símbolos e códigos em diferen- atual, condicionando formas
tes linguagens e representações de pensar e interagir.
matemáticas.
- Compreender a responsabi-
- Analisar e interpretar variados lidade social associada à aqui-
tipos de textos, noticiários e ar- sição e uso de conhecimento
tigos relativos à ciência em dife- matemático, sentindo-se mo-
rentes meios de comunicação e bilizado para a realização de
com informações apresentadas diferentes ações.
em linguagem matemática.
- Elaborar comunicações orais Competências Políticas
e escritas para discutir, sinte-
tizar e sistematizar formas de Competências Tecnológicas - Compreender e emitir juízos
pensar, fazendo uso, sempre próprios sobre informações re-
que necessário da linguagem - Identifi car e utilizar diferentes lativas à matemática e tecnolo-
matemática. formas e instrumentos apro- gia, de forma analítica e crítica,
priados para efetuar medidas posicionando-se com argu-
- Identifi car dados relevantes ou cálculos. mentação clara e consistente
em uma determinada situa- sempre que necessário.
ção–problema, buscando pos- - Perceber o papel desempe-
síveis estratégias de resolução, nhado pelo conhecimento ma- - Conhecer recursos, ins-
reconhecendo a sua natureza temático no desenvolvimento trumentos e procedimentos
e situando o objeto de estudo da tecnologia e a complexa econômicos e sociais para po-
dentro dos diferentes campos relação entre a Matemática e siciona-se com argumentação
da Matemática. a tecnologia ao longo da His- clara e consistente sempre que
- Construir uma visão siste- tória. necessário.
matizada das diferentes lin- - Acompanhar, criticamente, - Conhecer recursos, instru-
guagens e campos de estudo o desenvolvimento tecnológi- mentos e procedimentos eco-
da Matemática, estabelecendo co contemporâneo, tomando nômicos e sociais para posi-
conexões entre seus temas e contato com os avanços das no- cionar-se, argumentar e julgar
conteúdo, fazendo uso do co- vas tecnologias para se posicio- sobre questões de interesse da
nhecimento de forma integra- nar frente as questões de nossa comunidade.
da e articulada. atualidade.
- Promover situações que con-
- Compreender a Matemática - Utilizar o conhecimento tribuam para a melhoria da
como ciência que investiga matemático como apoio para vida da sociedade, por meio de
relações, formas e eventos e compreender e julgar as aplica- uso de ferramentas matemáti-
desenvolve maneiras próprias ções tecnológicas dos diferen- cas que auxiliem no desenvol-
de desenvolver e interpretar o tes campos de científi cos. vimento de uma proposta de
mundo. solução de problemas em seu
entorno real.
- Reconhecer relações entre a Competências Ético-estéticas
matemática e outras áreas do
conhecimento, percebendo - Compreender a Matemática
sua presença nos mais variados como parte integrante da cul-
campos de estudo e da vida hu- tura contemporânea.
mana.
(Quadro elaborado considerando as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista
(2016).
17