Page 16 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
P. 16
Na Matriz Marista, temos como competências para esse mesmo segmento:
Competências Tecnológicas
- Apropriar-se das tecnologias do campo da Ma-
temática, de suas relações com as ciências, de sua
presença e de seus impactos na vida de forma a
avaliar o seu uso no âmbito sociocultural.
Competências Ético-estéticas
- Valorizar a vida, manifestando-se por atitudes
solidárias e cooperativas, cultivando o gosto pela
investigação, pelos valores éticos, estéticos e es-
pirituais, mobilizando signifi cados e ferramentas
que circulam pela Matemática.
Competências Políticas
Competências Acadêmicas
-Posicionar-ser criticamente diante de demandas
- Mobilizar raciocínio, conhecimento e procedi- pessoais e coletivas, respeitando a pluralidade
mentos matemáticos para analisar, compreender sociocultural, analisando e elaborando propos-
e refl etir sobre diferentes situações e contextos, tas com base na leitura e na interpretação crítica
solucionando e propondo problemas, agindo e de informações, opiniões e dados suscetíveis de
posicionando-se socialmente, de forma crítica, serem analisados à luz dos conhecimentos ma-
criativa, ética e solidária. temáticos, contribuindo para o exercício de sua
cidadania.
(Quadro elaborado considerando as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista
(2016).
Para o Ensino Médio, em sua versão 2018, a BNCC apresenta a necessidade
de “recriação metodológica”. Todavia, a realidade educacional do país tem
mostrado que essa etapa representa um gargalo na garantia do direito ao
ensino de Matemática. Para além da necessidade de universalizar a apren-
dizagem desta área, é necessário garantir a aprendizagem dos estudantes,
respondendo às suas demandas e aspirações presentes e futuras.
Para responder a essa necessidade de “recriação” metodológica, mostra-se
imprescindível reconhecer que as rápidas transformações na dinâmica so-
cial contemporânea nacional e internacional, em grande parte decorrentes
do desenvolvimento tecnológico, atingem diretamente as populações jo-
vens e, portanto, suas demandas de formação. Nesse cenário, o desenvolvi-
mento de competências matemáticas cada vez mais complexas, dinâmicas,
relativas às mudanças no mundo do trabalho e nas relações sociais como
um todo, representam um grande desafi o para a aprendizagem matemática,
para o Ensino Médio, em particular.
16 Diretrizes Curriculares Maristas