Page 16 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
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Na Matriz Marista, temos como competências para esse mesmo segmento:

                                       Competências Tecnológicas
                                       - Apropriar-se das tecnologias do campo da Ma-
                                       temática, de suas relações com as ciências, de sua
                                       presença e de seus impactos na vida de forma a
                                       avaliar o seu uso no âmbito sociocultural.
                                       Competências Ético-estéticas
                                       - Valorizar a vida, manifestando-se por atitudes
                                       solidárias e cooperativas, cultivando o gosto pela
                                       investigação, pelos valores éticos, estéticos e es-
                                       pirituais, mobilizando signifi cados e ferramentas
                                       que circulam pela Matemática.
                                       Competências Políticas
           Competências Acadêmicas
                                       -Posicionar-ser criticamente diante de demandas
           - Mobilizar raciocínio, conhecimento e procedi-  pessoais  e  coletivas,  respeitando  a  pluralidade
           mentos matemáticos para analisar, compreender   sociocultural, analisando e elaborando propos-
           e refl etir sobre diferentes situações e contextos,   tas com base na leitura e na interpretação crítica
           solucionando e propondo problemas, agindo e   de informações, opiniões e dados suscetíveis de
           posicionando-se socialmente, de forma crítica,   serem analisados à luz dos conhecimentos ma-
           criativa, ética e solidária.  temáticos, contribuindo para o exercício de sua
                                       cidadania.
          (Quadro elaborado considerando as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista
          (2016).

          Para o Ensino Médio, em sua versão 2018, a BNCC apresenta a necessidade
          de “recriação metodológica”. Todavia, a realidade educacional do país tem
          mostrado que essa etapa representa um gargalo na garantia do direito ao
          ensino de Matemática. Para além da necessidade de universalizar a apren-
          dizagem desta área, é necessário garantir a aprendizagem dos estudantes,
          respondendo às suas demandas e aspirações presentes e futuras.
          Para responder a essa necessidade de “recriação” metodológica, mostra-se
          imprescindível reconhecer que as rápidas transformações na dinâmica so-
          cial contemporânea nacional e internacional, em grande parte decorrentes
          do desenvolvimento tecnológico, atingem diretamente as populações jo-
          vens e, portanto, suas demandas de formação. Nesse cenário, o desenvolvi-
          mento de competências matemáticas cada vez mais complexas, dinâmicas,
          relativas às mudanças no mundo do trabalho e nas relações sociais como
          um todo, representam um grande desafi o para a aprendizagem matemática,
          para o Ensino Médio, em particular.









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