Page 15 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
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Compreendemos que esses conhecimentos defi nidos para a Educação In-
fantil denotam uma ideia de “inserção”, no sentido de que os conhecimen-
tos matemáticos permeiam cada um dos campos apresentados, e o Labora-
tório de Matemática poderá ter essa função para o segmento, considerando
que as atividades realizadas terão uma intencionalidade matemática para a
aprendizagem.
Na BNCC (2017), a área de Matemática para o Ensino Fundamental apre-
senta-se como uma área que articula seus diversos campos como a Aritméti-
ca, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade, indicando que é preciso
garantir que os estudantes relacionem observações empíricas do mundo real
e suas representações (considerando os diferentes níveis de aprendizagem).
Conforme pode ser observado na fi gura abaixo, a BNCC apresenta as se-
guintes competências para este segmento:
- Reconhecer que a Matemá- - Compreender as relações en-
tica é uma ciência humana, tre conceitos e procedimentos
fruto da necessidade e preocu- dos diferentes campos da Ma-
pações de diferentes culturas, temática (Aritmética, Álgebra,
em diferentes momentos his- Geometria, Estatística e pro-
tóricos, e é uma ciência viva, babilidade) e de outras áreas
que contribui para solucionar do conhecimento, sentindo
problemas científi cos e tecno- segurança quanto à própria ca-
lógicos e para alicerçar desco- pacidade de construir e aplicar
bertas e construções, inclusive conhecimentos matemáticos,
com impactos no mundo do desenvolvendo a autoestima
trabalho. e a perseverança na busca de
soluções.
- Interagir com seus pares de - Desenvolver o raciocínio ló-
forma cooperativa, trabalhan- gico, o espírito de investigação - Fazer observações sistemáti-
do coletivamente no plane- e a capacidade de produzir ar- cas de aspectos quantitativos
jamento e desenvolvimento gumentos convincentes, recor- presentes nas práticas sociais e
de pesquisas para responder a rendo aos conhecimentos ma- culturais, de modo a investigar,
questionamentos e na busca temáticos para compreender e organizar, representar e comu-
de soluções para problemas, atuar no mundo. nicar informações relevantes,
de modo a identifi car aspectos para interpretá-las e avaliá-las
consensuais ou não na dis- - Enfrentar situações-proble- crítica e eticamente, produzin-
cussão de uma determinada ma em múltiplos contextos, in- do argumentos convincentes.
questão, respeitando o modo cluindo situações imaginadas,
de pensar dos colegas e apren- não diretamente relacionadas - Utilizar processos e ferramen-
dendo com eles. com o aspecto prático-utilitá- tas matemáticas, inclusive tec-
rio. Expressar suas respostas e nologias digitais disponíveis,
- Desenvolver e/ou discutir sintetizar conclusões, utilizan- para modelar e resolver proble-
projetos que abordem, sobre- do diferentes registos e lingua- mas do cotidianos, sociais e de
tudo, questões de urgência gens (gráfi cos, tabelas, esque- outras áreas de conhecimento,
social, com base em princípios mas, além de texto escrito na validando estratégias e resul-
éticos, democráticos, susten- língua materna e outras lingua- tados.
táveis e solidários, valorizando gens para descrever algoritmos,
a diversidade de opiniões de como fl uxograma e dados).
indivíduos e de grupos sociais,
sem preconceitos de qualquer
natureza.
(Quadro elaborado considerando os campos de experiências apresentadas na BNCC, 2017, p. 265).
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