Page 15 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
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Compreendemos que esses conhecimentos defi nidos para a Educação In-
                    fantil   denotam uma ideia de “inserção”, no sentido de que os conhecimen-
                    tos matemáticos permeiam cada um dos campos apresentados, e o Labora-
                    tório de Matemática poderá ter essa função para o segmento, considerando
                    que as atividades realizadas terão uma intencionalidade matemática para a
                    aprendizagem.
                    Na BNCC (2017), a área de Matemática para o Ensino Fundamental apre-
                    senta-se como uma área que articula seus diversos campos como a Aritméti-
                    ca, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade, indicando que é preciso
                    garantir que os estudantes relacionem observações empíricas do mundo real
                    e suas representações (considerando os diferentes níveis de aprendizagem).

                    Conforme pode ser observado na fi gura abaixo, a BNCC apresenta as se-
                    guintes competências para este segmento:

                     - Reconhecer que a Matemá-            - Compreender as relações en-
                     tica é uma ciência humana,           tre conceitos e procedimentos
                     fruto da necessidade e preocu-       dos diferentes campos da Ma-
                     pações de diferentes culturas,       temática (Aritmética, Álgebra,
                     em diferentes momentos his-          Geometria, Estatística e pro-
                     tóricos, e é uma ciência viva,       babilidade)  e  de  outras  áreas
                     que contribui para solucionar        do conhecimento, sentindo
                     problemas científi cos e tecno-      segurança quanto à própria ca-
                     lógicos e para alicerçar desco-      pacidade de construir e aplicar
                     bertas e construções, inclusive      conhecimentos  matemáticos,
                     com impactos no mundo do             desenvolvendo a autoestima
                     trabalho.                            e a perseverança na busca de
                                                          soluções.
                     - Interagir com seus pares de    - Desenvolver o raciocínio ló-
                     forma cooperativa, trabalhan-  gico, o espírito de investigação    - Fazer observações sistemáti-
                     do coletivamente no plane-  e a capacidade de produzir ar-  cas de aspectos quantitativos
                     jamento e desenvolvimento   gumentos convincentes, recor-  presentes nas práticas sociais e
                     de pesquisas para responder a   rendo aos conhecimentos ma-  culturais, de modo a investigar,
                     questionamentos e na busca   temáticos para compreender e   organizar, representar e comu-
                     de soluções para problemas,   atuar no mundo.   nicar informações relevantes,
                     de modo a identifi car aspectos      para interpretá-las e avaliá-las
                     consensuais ou não na dis-   - Enfrentar situações-proble-  crítica e eticamente, produzin-
                     cussão de uma determinada   ma em múltiplos contextos, in-  do argumentos convincentes.
                     questão, respeitando o modo   cluindo situações imaginadas,
                     de pensar dos colegas e apren-  não diretamente relacionadas    - Utilizar processos e ferramen-
                     dendo com eles.    com o aspecto prático-utilitá-  tas matemáticas, inclusive tec-
                                        rio. Expressar suas respostas e   nologias digitais disponíveis,
                       -  Desenvolver  e/ou  discutir   sintetizar conclusões, utilizan-  para modelar e resolver proble-
                     projetos que abordem, sobre-  do diferentes registos e lingua-  mas do cotidianos, sociais e de
                     tudo, questões de urgência   gens (gráfi cos, tabelas, esque-  outras áreas de conhecimento,
                     social, com base em princípios   mas, além de texto escrito na   validando estratégias e resul-
                     éticos, democráticos, susten-  língua materna e outras lingua-  tados.
                     táveis e solidários, valorizando   gens para descrever algoritmos,
                     a  diversidade  de  opiniões  de   como fl uxograma e dados).
                     indivíduos e de grupos sociais,
                     sem preconceitos de qualquer
                     natureza.
                    (Quadro elaborado considerando os campos de experiências apresentadas na BNCC, 2017, p. 265).
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