Page 18 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
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4. Espaçotempo



          e a ambientação


          do estudante no



          Laboratório de


          Matemática:











          Compreendemos que ao longo tempo, os estudantes irão se habituar com
          o am biente laboratorial e compreender a sua importância como ferramen-
          ta de ensino e de aprendizagem, onde os recursos didáticos concretos ou
          virtuais são utilizados na introdução e desenvolvimento de habilidades e
          conceitos. A Matemática, nesta perspectiva, passa a promover novo signifi-
          cado ou nego ciações dos mesmos, ou seja, ressignificando conhecimentos
          anteriormente adquiridos.
          Ao professor mediador cabe a criação de um canal de interlocução firme
          com os seus estudantes para que se possa ensinar esse componente curricu-
          lar considerado “di fícil”, pelos estudantes. Por isso, há uma necessidade de
          se tratar a Matemática de forma contextualizada, por meio dos experimen-
          tos, objetivando a aprendi zagem de novos conhecimentos e estimulando o
          amor pela prática da investigação Matemática e científica.
          Sob essa ótica, os conteúdos matemáticos não se restringiriam apenas a as-
          pectos históricos e sociais, incluindo também o respeito às aptidões de cada
          estudante, suas opções ou inclinações e sua maneira de compreensão do
          mundo. Isso nos encaminha para um processo em que esse estudante será





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