Page 21 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
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4.1  Relação entre as aulas práticas e as
                    competências e habilidades requeridas:

                    Segundo Krutetskii (1976), um estudante estaria em estado de prontidão,
                    ou seja, tem facilidade para executar uma determinada atividade, em parti-
                    cular, a solução de um problema matemático, quando tiver possibilidade de
                    realizar, ou seja, quando tiver condições favoráveis para a realização.
                    Habilidades (em inglês, “abilities”), segundo Krutetskii (1976), “são carac-
                    terísticas psicológicas individuais de um sujeito, que favorecem um domí-
                    nio rápido e fácil de uma determinada atividade (por exemplo, uma ativi-
                    dade matemática)”. A matemática pode apresentar-se com habilidades em
                    diferentes níveis de atividade: como uma habilidade criativa independente
                    (científica), na qual o sujeito é capaz de produzir descobertas matemáticas
                    de grande importância para a humanidade, ou como uma habilidade esco-
                    lar, na qual o sujeito tem facilidade na aprendizagem e domínio das ativida-
                    des propostas na disciplina de Matemática.
                    É na escola que o estudante também poderá aperfeiçoar sua atividade cria-
                    tiva. Para que isso ocorra, constituímos ou implantamos o Laboratório de
                    Matemáti ca. Nele, o educando terá condições de trabalhar de forma dife-
                    renciada e prática os diversos conteúdos e conceitos matemáticos, desco-
                    brindo ou redesco brindo conceitos que, embora conhecidos pela comuni-
                    dade científica, são inéditos para ele.


























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