Page 12 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
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Os temas abordados em Matemática, nos diferentes níveis, possuem algu-
          mas similaridades que são claramente tratadas em níveis de profundidades
          dife rentes. Na proposta de avaliação da Matriz Marista da Área de Mate­
          mática (2016), são ressaltados o planejamento e  o desenvolvimento de
          diferentes perspectivas que favorecem a construção da capacidade metacog-
          nitiva. Essas perspecti vas precisam ser entendidas de forma complementar
          e inter-relacionadas às aprendizagens conscientes, cooperativas, continua-
          das, interdisciplinares, contextualizadas e significativas.

          A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BNCC) nos traz a
          pers pectiva de que o conhecimento matemático é uma necessidade para
          os estudantes e que não pode ser restrita à quantificação de fenômenos
          determinísti cos como a medição de objetos, grandezas e técnicas de cál-
          culos, pois estuda as incertezas de fenômenos aleatórios. Nesse processo,
          o trabalho com o La boratório de Matemática trará uma continuidade na
          aprendizagem iniciada em sala de aula pelos professores da Educação Infan-
          til ao Ensino Médio.

          As atividades realizadas no laboratório não devem se esquivar de que a Ma-
          temática é uma ciência hipotético-dedutiva, pois suas demonstrações se
          alicerçam em um sistema de axiomas, que são verdades inquestionáveis,
          uni versalmente válidas, muitas vezes utilizadas como princípios na constru-
          ção de uma teoria ou como base para uma argumentação ou um postulado,
          que é uma sentença não provada ou demonstrada e, por isso, se torna óbvia
          ou um consenso inicial para a aceitação de uma determinada teoria.

          Para nos situarmos em relação à nossa proposta, consideramos importan-
          te re lembrarmos as competências para cada um dos segmentos conforme
          os documentos norteadores: Base Nacional Comum Curricular (BNCC),
          Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e Matrizes Curriculares de
          Educação Básica do Brasil Marista.

















           12  Diretrizes Curriculares Maristas
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