Page 46 - Guia Novo Ensino Medio
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Avaliação
• Pode contemplar, de modo complementar ou alternado, o olhar docente e a autoavaliação,
permitindo aos estudantes a reflexão acerca das construções realizadas por eles, promo-
vendo autonomia e metacognição.
Possibilidades: checklist, rubrica, autoavaliação.
*Lembramos que a avaliação é processual e deve ser realizada ao longo das aulas. Perpassa o
olhar docente para as construções e o domínio das ferramentas pelos estudantes, não obstan-
te contempla, ainda, a participação e as entregas a serem realizadas.
Entregas dos docentes e projetos complementares
Os docentes devem promover a organização de projetos realizados pelos estudantes que
contemplem as demandas específicas. Assim, a proposta do Marista Centro-Norte prevê:
1. planos de estudo personalizados (PEP);
2. rodas de conversa e debates orientados;
3. leitura e interpretação de manuais e editais próprios da realidade do grupo de estudantes;
4. organização de sequências e dinâmicas com foco no desenvolvimento integral de acordo
com os projetos de vida dos estudantes;
5. elaboração de análises de dados extraídos das plataformas a partir de pontos fortes e a
melhorar;
6. orientação e organização de feiras profissionais e palestras relacionadas às perspectivas de
atuação futura dos estudantes;
7. visitas guiadas, quando conveniente, a universidades e faculdades locais de escolha dos
estudantes para ingresso;
8. criação de relatórios individuais pelos estudantes a partir do reconhecimento de seu perfil
pessoal;
9. apresentação de dinâmicas pedagógicas diversas (elaboração de infográficos, tabelas,
gráficos, linha do tempo, relatos pessoais, entre outros);
10. construção de tabelas para acompanhamento do interesse dos estudantes em universidades
e faculdades.
46 Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte