Page 45 - Guia Novo Ensino Medio
P. 45

Exemplos de ações que podem ser realizadas em parcerias
           •   Organização de feiras de profissão com apoio da coordenação.
           •   Organização de momentos de orientação de rotina de estudos em diálogo com a orien-
              tação pedagógica.
           •   Exploração de ferramentas e plataformas educacionais com apoio do TE/TI.
           •   Convite para palestrantes e parceiros para dialogar sobre a importância dos dados aca-
              dêmicos para o projeto de vida.

          O planejamento deverá primar por olhares pedagógicos distintos, aqui organizados em um pla-
          nejamento tipo 4A (Ativação, Aquisição, Aplicação e Avaliação) para elucidar a possibilidade de
          trabalho docente.

                                Modelo de planejamento 4A
           Ativação
           •   Momento de reflexão orientado sobre a temática a ser estudada.
           •   Professor deve organizar os estudantes para uma participação efetiva e ativa nesse momento.
           •   Organização da sala preferencialmente em duplas ou grupos pequenos.

           Possibilidades: KWL, Brainstorm, documentário, leitura de reportagem, roda de conversa,
           sala de aula invertida, diálogo sobre conhecimentos prévios, imagética, dinâmicas de socia-
           lização, momento de reflexão para o autoconhecimento.

           Aquisição
           •   Momento para realizar atividades próprias da construção de conhecimento.
           •   Orientação prévia do professor e acompanhamento.

           Possibilidades: escrita de relatório, pesquisa, acesso às plataformas, coleta de dados, análise
           de perfil, estudos dirigidos, organização do Planos de Estudo Personalizado - PEP, construção
           de infográficos, entrevistas, leituras diversas, estudo de matrizes de organização pessoal,
           entre outras.
           Aplicação
           •   Momento para apresentação de ideias, trocas e diálogos.
           •   O estudante poderá contribuir com os projetos pessoais dos colegas de forma a agregar
              valor às construções realizadas.

           Possibilidades: apresentações orais ou com apoio de recursos audiovisuais, colaboração
           entre grupos, visitas de campo, experimentações, exposições de trabalhos, participação em
           ações comunitárias, dentre outras.








                          Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte  45
   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50