Page 40 - Guia Novo Ensino Medio
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6. Considerações finais
A proposta do Marista Centro-Norte para o Ensino Médio configura possibilidades inovadoras
e se apresenta como um diferencial para a formação integral dos discentes maristas. Além de
um projeto articulador que oferece espaço para o crescimento acadêmico, o Novo Ensino Médio
Marista permite também a imersão do estudante em valores, atitudes e ações para uma vivência
cidadã dos processos que regem suas vidas futuras.
Os cenários para o desenvolvimento dos estudantes a partir de seu projeto de vida e os desdobra-
mentos desse percurso contínuo, corroboram para a inserção dos jovens maristas nos cenários
avaliativos externos a partir dos nossos processos formativos diferenciados. Esses contextos
possibilitam as escolhas futuras de nossos estudantes mediante embasamento e vivências valiosas
que colocam o estudante no centro do processo de construção de sua aprendizagem.
O Novo Ensino Médio nos apresenta uma remodelação dos contextos educacionais que
permitem inovar na organização curricular, na ação docente e, assim, estimula o desenvolvi-
mento dos estudantes, respeitando seu processo de desenvolvimento cognitivo e pessoal. Os
desafios para essa implementação são muitos, mas certos de que as potencialidades de nossa
estrutura curricular se sobressaem, estamos animados com a construção e a execução desse
projeto em três anos seguidos.
Compreendemos que toda a organização apresentada nesse guia possibilitará a qualidade das
ações educacionais em nossas unidades, promovendo a consolidação do Projeto Educativo
do Brasil Marista, em consonância com as orientações legais, e permitindo que nossos estudantes
tenham momentos pedagógicos com vistas ao desenvolvimento de seu projeto de vida.
Acreditamos que essas mudanças serão significativas para o aprimoramento de nossa missão
de educar crianças e jovens, pois permitirão uma formação global pautada na ética, na justiça
social, nas vivências de mundo e nas habilidades pessoais, tão ricas e únicas de cada estudante
marista, e, dessa forma, desenvolveremos “bons cristãos e virtuosos cidadãos” em acordo com
o sonho de São Marcelino Champagnat.
40 Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte