Page 40 - Guia Novo Ensino Medio
P. 40

6.  Considerações finais


          A proposta do Marista Centro-Norte para o Ensino Médio configura possibilidades inovadoras
          e se apresenta como um diferencial para a formação integral dos discentes maristas. Além de
          um projeto articulador que oferece espaço para o crescimento acadêmico, o Novo Ensino Médio
          Marista permite também a imersão do estudante em valores, atitudes e ações para uma vivência
          cidadã dos processos que regem suas vidas futuras.
          Os cenários para o desenvolvimento dos estudantes a partir de seu projeto de vida e os desdobra-
          mentos desse percurso contínuo, corroboram para a inserção dos jovens maristas nos cenários
          avaliativos externos a partir dos nossos processos formativos diferenciados. Esses contextos
          possibilitam as escolhas futuras de nossos estudantes mediante embasamento e vivências valiosas
          que colocam o estudante no centro do processo de construção de sua aprendizagem.
          O Novo Ensino Médio nos apresenta uma remodelação dos contextos educacionais que
          permitem inovar na organização curricular, na ação docente e, assim, estimula o desenvolvi-
          mento dos estudantes, respeitando seu processo de desenvolvimento cognitivo e pessoal. Os
          desafios para essa implementação são muitos, mas certos de que as potencialidades de nossa
          estrutura curricular se sobressaem, estamos animados com a construção e a execução desse
          projeto em três anos seguidos.
          Compreendemos que toda a organização apresentada nesse guia possibilitará a qualidade das
          ações educacionais em nossas unidades, promovendo a consolidação do Projeto Educativo
          do Brasil Marista, em consonância com as orientações legais, e permitindo que nossos estudantes
          tenham momentos pedagógicos com vistas ao desenvolvimento de seu projeto de vida.
          Acreditamos que essas mudanças serão significativas para o aprimoramento de nossa missão
          de educar crianças e jovens, pois permitirão uma formação global pautada na ética, na justiça
          social, nas vivências de mundo e nas habilidades pessoais, tão ricas e únicas de cada estudante
          marista, e, dessa forma, desenvolveremos “bons cristãos e virtuosos cidadãos” em acordo com
          o sonho de São Marcelino Champagnat.























           40  Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45