Page 36 - Guia Novo Ensino Medio
P. 36

Avaliação na Formação Interdisciplinar Optativa – FIO (Itinerários Optativos)
          Para os Itinerários da Formação Interdisciplinar Optativa, a avaliação da aprendizagem deverá
          utilizar-se dos projetos pedagógicos que fazem parte do calendário letivo da unidade, integrando
          a Formação Interdisciplinar Optativa escolhida pelo estudante ao projeto político-pedagógi-
          co-pastoral das unidades. Ao longo da etapa letiva, os estudantes desenvolverão uma série de
          atividades que contribuirão para o desenvolvimento das habilidades e competências previstas
          para o Itinerário escolhido. Essas atividades irão compor um portfólio de aprendizagem que,
          com a culminância do projeto do Itinerário, será alvo de avaliação e análise do docente para
          a nota trimestral.
          Como estratégia avaliativa para os projetos pedagógicos realizados, o professor deverá utilizar
          Rubricas Avaliativas, que permitem avaliar os estágios de desenvolvimento das habilidades e
          competências trabalhadas na etapa letiva. Com o intuito de garantir uma gestão eficiente dos
          processos e que os projetos alcancem as metas pré-estabelecidas pelos participantes, é funda-
          mental a atuação integrada do vice-diretor educacional, dos coordenadores pedagógicos e dos
          coordenadores de área, acompanhando os processos de elaboração e execução das propostas
          pedagógicas e dos planos de ação, garantindo a execução das etapas nos prazos pré-estabele-
          cidos e a qualidade do trabalho dos envolvidos, questões fundamentais para que os estudantes
          possam, de fato, desenvolver as habilidades e competências associadas às propostas pedagó-
          gicas de cada projeto.
          Como sugestão, os Itinerários Optativos poderão ser articulados às temáticas das Mostras Ma-
          ristas de Conhecimento, Arte e Cultura e de Empreendedorismo Social, Ciência e Inovação,
          bem como à Simulação Internacional Marista (SIM). É necessário, ao longo da etapa, valorar
          o trabalho individual e em grupo para contribuir com o desenvolvimento de lideranças e das
          competências gerais da BNCC nos estudantes.
          Ao final da etapa, o resultado das atividades e dos projetos desenvolvidos deverá ser lançado no
          Lyceum, na AV1 dos Itinerários Optativos.

























           36  Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41