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Avaliação na Formação Interdisciplinar Optativa – FIO (Itinerários Optativos)
Para os Itinerários da Formação Interdisciplinar Optativa, a avaliação da aprendizagem deverá
utilizar-se dos projetos pedagógicos que fazem parte do calendário letivo da unidade, integrando
a Formação Interdisciplinar Optativa escolhida pelo estudante ao projeto político-pedagógi-
co-pastoral das unidades. Ao longo da etapa letiva, os estudantes desenvolverão uma série de
atividades que contribuirão para o desenvolvimento das habilidades e competências previstas
para o Itinerário escolhido. Essas atividades irão compor um portfólio de aprendizagem que,
com a culminância do projeto do Itinerário, será alvo de avaliação e análise do docente para
a nota trimestral.
Como estratégia avaliativa para os projetos pedagógicos realizados, o professor deverá utilizar
Rubricas Avaliativas, que permitem avaliar os estágios de desenvolvimento das habilidades e
competências trabalhadas na etapa letiva. Com o intuito de garantir uma gestão eficiente dos
processos e que os projetos alcancem as metas pré-estabelecidas pelos participantes, é funda-
mental a atuação integrada do vice-diretor educacional, dos coordenadores pedagógicos e dos
coordenadores de área, acompanhando os processos de elaboração e execução das propostas
pedagógicas e dos planos de ação, garantindo a execução das etapas nos prazos pré-estabele-
cidos e a qualidade do trabalho dos envolvidos, questões fundamentais para que os estudantes
possam, de fato, desenvolver as habilidades e competências associadas às propostas pedagó-
gicas de cada projeto.
Como sugestão, os Itinerários Optativos poderão ser articulados às temáticas das Mostras Ma-
ristas de Conhecimento, Arte e Cultura e de Empreendedorismo Social, Ciência e Inovação,
bem como à Simulação Internacional Marista (SIM). É necessário, ao longo da etapa, valorar
o trabalho individual e em grupo para contribuir com o desenvolvimento de lideranças e das
competências gerais da BNCC nos estudantes.
Ao final da etapa, o resultado das atividades e dos projetos desenvolvidos deverá ser lançado no
Lyceum, na AV1 dos Itinerários Optativos.
36 Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte