Page 32 - Guia Novo Ensino Medio
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4.  Sistema de Avaliação da

               Aprendizagem do Novo Ensino Médio

               (1ª e 2ª séries - 2023)


          Com o intuito de promover uma educação integral de qualidade, apresentamos a proposta do
          processo de avaliação da aprendizagem com foco na continuidade da reflexão e organização
          pedagógica. Nesse contexto, para a construção do sistema avaliativo do Novo Ensino Médio,
          partimos da perspectiva de reflexão sobre a ação, baseada em procedimentos sistemáticos de
          coleta, análise e interpretação de informações, com o objetivo de analisar o processo de ensino
          e aprendizagem e tomar decisões para ajustar a ação presente e melhorar a ação futura.
          As premissas de diversificação metodológica dos processos avaliativos, o uso de diferentes
          instrumentos e a pactuação da quantidade de processos por etapa visam qualificar a avaliação
          da aprendizagem, considerando a aferição das competências maristas em todas as suas catego-
          rias: acadêmica, política, ético-estética e tecnológica. Outra premissa preservada é a avaliação
          como parte do ato pedagógico que tem o estudante como centro do processo educativo, pro-
          piciando que ele seja protagonista, por meio do ensino por investigação, dos projetos de inter-
          venção social e das sequências didáticas com foco na aprendizagem significativa.
          De acordo com a malha curricular do Novo Ensino Médio, os componentes curriculares da
          Formação Geral Básica e as componentes curriculares da Formação Interdisciplinar Comum
          são organizados de modo a manter a carga horária de cada bloco curricular separadamente
          para fins de promoção e certificação dos estudantes, sem duplicar ou replicar os processos
          avaliativos.
          4.1. Formação Geral Básica e Formação Interdisciplinar Comum
          Na FGB e na FIC, a divisão de pontos nas etapas letivas visa garantir o alinhamento com o sis-
          tema de avaliação vigente. As unidades poderão adotar distribuições cumulativas (pontuação
          30/35/35 ou 10/10/10), sendo o primeiro modelo somativo ao longo do ano e o segundo de
          composição de média final anual. Para os componentes curriculares da Formação Geral Básica
          e para as unidades curriculares da Formação Interdisciplinar Comum, está prevista a aplicação
          de atividades avaliativas com pontuações que deverão ser lançadas no Sistema Lyceum confor-
          me regime de notas adotado ilustrado nos quadros 2 e 3.















           32  Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte
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