Page 32 - Guia Novo Ensino Medio
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4. Sistema de Avaliação da
Aprendizagem do Novo Ensino Médio
(1ª e 2ª séries - 2023)
Com o intuito de promover uma educação integral de qualidade, apresentamos a proposta do
processo de avaliação da aprendizagem com foco na continuidade da reflexão e organização
pedagógica. Nesse contexto, para a construção do sistema avaliativo do Novo Ensino Médio,
partimos da perspectiva de reflexão sobre a ação, baseada em procedimentos sistemáticos de
coleta, análise e interpretação de informações, com o objetivo de analisar o processo de ensino
e aprendizagem e tomar decisões para ajustar a ação presente e melhorar a ação futura.
As premissas de diversificação metodológica dos processos avaliativos, o uso de diferentes
instrumentos e a pactuação da quantidade de processos por etapa visam qualificar a avaliação
da aprendizagem, considerando a aferição das competências maristas em todas as suas catego-
rias: acadêmica, política, ético-estética e tecnológica. Outra premissa preservada é a avaliação
como parte do ato pedagógico que tem o estudante como centro do processo educativo, pro-
piciando que ele seja protagonista, por meio do ensino por investigação, dos projetos de inter-
venção social e das sequências didáticas com foco na aprendizagem significativa.
De acordo com a malha curricular do Novo Ensino Médio, os componentes curriculares da
Formação Geral Básica e as componentes curriculares da Formação Interdisciplinar Comum
são organizados de modo a manter a carga horária de cada bloco curricular separadamente
para fins de promoção e certificação dos estudantes, sem duplicar ou replicar os processos
avaliativos.
4.1. Formação Geral Básica e Formação Interdisciplinar Comum
Na FGB e na FIC, a divisão de pontos nas etapas letivas visa garantir o alinhamento com o sis-
tema de avaliação vigente. As unidades poderão adotar distribuições cumulativas (pontuação
30/35/35 ou 10/10/10), sendo o primeiro modelo somativo ao longo do ano e o segundo de
composição de média final anual. Para os componentes curriculares da Formação Geral Básica
e para as unidades curriculares da Formação Interdisciplinar Comum, está prevista a aplicação
de atividades avaliativas com pontuações que deverão ser lançadas no Sistema Lyceum confor-
me regime de notas adotado ilustrado nos quadros 2 e 3.
32 Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte