Page 35 - Guia Novo Ensino Medio
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As atividades avaliativas estão organizadas em diferentes estratégias pedagógicas, buscando
fomentar a utilização de diferentes metodologias, favorecer as múltiplas habilidades dos
estudantes e promover contextos diversos de interação e desenvolvimento.
A Avaliação Somativa, em formato de teste ou prova, tem como objetivo avaliar os resultados
da aprendizagem ao término de determinado processo educacional. Para o Ensino Médio, a
atividade deverá apresentar 60% de questões objetivas e 40% de questões discursivas. 5
A Avaliação Diversificada é um modelo de atividade única ou o conjunto de diferentes es-
tratégias desenvolvidas no cotidiano da sala de aula, que se distinguem de exames ou provas
escritas. São exemplos de avaliação diversificada: projetos temáticos ou interdisciplinares,
mapas mentais, produções artísticas, construções de protótipos, seminários, saraus, drama-
tizações, portfólios, entre outros. Sugerimos a continuidade das formações de equipe técnica
e docentes sobre projetos pedagógicos, rubricas avaliativas e demais eixos estruturantes da
Matriz Marista.
Nos Projetos Pedagógicos, as atividades são organizadas com o intuito de situar a concepção e
as práticas educativas na escola, buscando compreender e construir respostas possíveis diante
do conhecimento e das mudanças sociais. Os projetos pedagógicos sugeridos incluem as
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Mostras Maristas e os Projetos Pedagógicos da ONU, que, para o Ensino Médio, será a Simulação
Internacional Marista (SIM).
As Mostras Maristas compreendem eventos que promovem a aprendizagem experiencial,
como culminância dos projetos desenvolvidos internamente em cada unidade. As mostras
deverão ser realizadas no 1º ou 3º trimestre, à escolha da unidade. Considerando a importância
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do aprendizado interdisciplinar e entre áreas de conhecimento, as Mostras Maristas foram
definidas como Mostra Marista de Conhecimento, Arte e Cultura, em que há a abrangência
da área de Linguagens, e Mostra Marista de Empreendedorismo Social, Ciência e Inovação,
em que as áreas de destaque são Ciências e Matemática. A unidade deve incentivar que outras
áreas participem, de modo a fomentar a interdisciplinaridade e a integração entre saberes.
O Projeto Pedagógico da ONU para o Ensino Médio compreende a Simulação Internacional
Marista (SIM), coordenada pela área de Ciências Humanas e equipe técnica da unidade. A
SIM reproduz os debates realizados por comitês e conferências internacionais promovidos
pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo geral, para o 9º ano e Ensino
Médio (até a 2ª série), a promoção, o protagonismo dos estudantes e a reflexão crítica sobre a
geopolítica por meio da participação em simulações de debates de organismos internacionais.
A culminância do Projeto Pedagógico da ONU se dará no 2º trimestre.
5 PONTES, D. F.; SANTOS, M. L. B. (org.). Diretrizes de avaliação a aprendizagem: ensino fundamental e ensino médio. Brasília:
UBEE, 2020.
6 UMBRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica. Brasília: União Marista do
Brasil, 2010
7 PONTES, D. F.; SANTOS, M. L. B. (org.) Diretrizes de avaliação a aprendizagem: ensino fundamental e ensino médio. Brasília,
UBEE, 2020.
Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte 35