Page 44 - Guia Novo Ensino Medio
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Recursos
          •   Acesso à internet.
          •   Acessos às plataformas digitais Evolucional e FTD Educação.
          •   Sala de aula com projetor.
          •   Laboratório móvel, quando houver.
          •   Notebooks ou tablets, quando houver.

          Carga horária
          •   Carga horária anual: 66,67 horas ou 66,40 horas
          •   Carga horária semanal: 2 horas aulas
          •   Módulo-aula:50 minutos
          •   Total: 100 minutos (semanal)

           Compreendendo a dinamicidade da proposta, sugerimos que a carga horária seja dividida
           entre dois professores de áreas de conhecimento distintas buscando proporcionar momentos
           reflexivos em diferentes perspectivas.


          Perfil do professor
          Em consonância com a ementa Anexo B, o docente desse componente deve ser licenciado
          em qualquer área do conhecimento com capacidade de diálogos com as juventudes, projeto
          de vida, escolhas vocacionais, análise de dados educacionais, conhecimento expressivo das
          plataformas Minha Escolha, Estuda.com, Simulados FTD e Evolucional. Capacidade de realizar
          trabalhos relacionados ao projeto de vida dos estudantes, entrega de relatórios do perfil da
          turma para a Orientação Educacional sobre o desempenho nos processos avaliativos a que eles
          são submetidos (internos e externos). Docente com perfil orientador de estudos, auxiliando
          na organização e no monitoramento de hábitos e técnicas de estudos e orientação vocacional.

          Organização do trabalho docente
          O docente responsável pelo componente curricular deverá organizar seu planejamento em
          acordo com as demandas apresentadas em sua unidade. Dessa forma, buscará definição de con-
          ceitos e ressignificações em seu contexto para articular processos e recursos que demandem a
          partir da realidade local. O professor deverá promover, em seu planejamento, a estruturação
          de aulas com contextos dinâmicos, pensadas e articuladas para a aprendizagem significativa
          para o grupo de estudantes envolvidos no componente, bem como atuar como mediador do
          processo de desenvolvimento individual dos estudantes para que os discentes possam realizar
          escolhas futuras que estejam alinhadas ao seu projeto de vida.
          O trabalho docente deverá firmar a parceria entre equipes escolares. Nesse sentido, é válida a
          participação de diferentes equipes, como: Coordenação Acadêmica, Orientação Pedagógica e
          TE/TI da unidade em momentos instrucionais e formativos diversos que venham a contribuir
          para uma formação integral dos estudantes. Solicitamos que o professor responsável pelo novo
          componente curricular, sempre alinhado à sua coordenação pedagógica, convide e oriente a
          ação de diferentes agentes dentro do componente curricular para integração dos saberes de
          forma orgânica, primando pela educação integral dos estudantes.



           44  Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte
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