Page 42 - Guia Novo Ensino Medio
P. 42
Anexo A - Organização Geral Componente
Curricular Processos Formativos
O componente curricular Processos Formativos objetiva compreender e trabalhar, a partir da
reflexão das avaliações e dos resultados acadêmicos, o projeto de vida e a escolha profissional,
contextos necessários para alcançar os objetivos profissionais dos estudantes a partir do rendi-
mento acadêmico em contextos formativos inerentes ao Ensino Médio. Com isso, ao longo do
desenvolvimento do componente curricular, professores e estudantes desenvolverão práticas
relacionadas a:
• avaliações educacionais (histórico e importância das avaliações a que os estudantes são
submetidos);
• plataformas utilizadas nas avaliações em larga escala;
• editais e matrizes de avaliação de universidades;
• metodologias de correção das avaliações: Teoria clássica dos Testes - TCT, Teoria de
Resposta ao Item - TRI e Competências de redação;
• estrutura de questões e de itens de avaliações externas (ENEM e vestibulares locais);
• técnicas de estudo e apoio das plataformas educacionais;
• técnicas de realização de avaliação;
• perfil do estudante para o mercado de trabalho, com apoio da plataforma minha escolha;
• grupos de estudo (leitura, investigação e discussão).
O componente curricular Processos formativos foi estruturando em consonância com a Lei de
diretrizes e Bases - LDB (1996), o Projeto Educativo do Brasil Marista (2010), a Base Nacional
Comum Curricular - BNCC (2018), as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio -
DCNEM (2018), os Referenciais Curriculares para a elaboração de Itinerários Formativos (2019)
e as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista (2021). Nesse contexto,
apresentamos a seguir, a organização básica desse componente com vistas a possibilitar a
organização docente para o trabalho pedagógico. Nesse constructo, apresentamos os eixos
estruturantes, as habilidades, a área de conhecimento envolvida, os recursos e a carga horária
necessária para seu desenvolvimento.
Eixos estruturantes
• Processos Criativos
• Investigação Científica
• Empreendedorismo
42 Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte