Page 42 - Guia Novo Ensino Medio
P. 42

Anexo A - Organização Geral Componente

                     Curricular Processos Formativos

          O componente curricular Processos Formativos objetiva compreender e trabalhar, a partir da
          reflexão das avaliações e dos resultados acadêmicos, o projeto de vida e a escolha profissional,
          contextos necessários para alcançar os objetivos profissionais dos estudantes a partir do rendi-
          mento acadêmico em contextos formativos inerentes ao Ensino Médio. Com isso, ao longo do
          desenvolvimento do componente curricular, professores e estudantes desenvolverão práticas
          relacionadas a:
          •   avaliações educacionais (histórico e importância das avaliações a que os estudantes são
             submetidos);
          •   plataformas utilizadas nas avaliações em larga escala;
          •   editais e matrizes de avaliação de universidades;
          •   metodologias de correção das avaliações: Teoria clássica dos Testes - TCT, Teoria de
             Resposta ao Item - TRI e Competências de redação;
          •   estrutura de questões e de itens de avaliações externas (ENEM e vestibulares locais);
          •   técnicas de estudo e apoio das plataformas educacionais;
          •   técnicas de realização de avaliação;
          •   perfil do estudante para o mercado de trabalho, com apoio da plataforma minha escolha;
          •   grupos de estudo (leitura, investigação e discussão).

          O componente curricular Processos formativos foi estruturando em consonância com a Lei de
          diretrizes e Bases - LDB (1996), o Projeto Educativo do Brasil Marista (2010), a Base Nacional
          Comum Curricular - BNCC (2018), as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio -
          DCNEM (2018), os Referenciais Curriculares para a elaboração de Itinerários Formativos (2019)
          e as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista (2021). Nesse contexto,
          apresentamos a seguir, a organização básica desse componente com vistas a possibilitar a
          organização docente para o trabalho pedagógico. Nesse constructo, apresentamos os eixos
          estruturantes, as habilidades, a área de conhecimento envolvida, os recursos e a carga horária
          necessária para seu desenvolvimento.
          Eixos estruturantes
          •   Processos Criativos
          •   Investigação Científica
          •   Empreendedorismo












           42  Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47