Page 51 - Guia Novo Ensino Medio
P. 51

Licenciados em qualquer área do conhecimento com expertise em
                            diálogos com as juventudes, projeto de vida, escolhas vocacionais,
                            análise de dados educacionais, conhecimento expressivo das plata-
                            formas Minha Escolha, Estuda.com, Simulados FTD e Evolucional.
                            Capacidade de realizar trabalhos ao projeto de vida dos estudantes,
              Perfil docente
                            entrega de relatórios do perfil da turma para a Orientação Educa-
                            cional sobre o desempenho nos processos avaliativos a que eles são
                            submetidos (internos e externos). Docente com perfil orientador de
                            estudos, auxiliando na organização e monitoramento de hábitos e
                            técnicas de estudos e orientação vocacional.
                            Sala de aula. O acesso a notebooks ou tablets é desejável, mas não
                Recursos
                            necessário. O laboratório móvel pode ser utilizado.
                            Avaliação formativa e diversificada, incluindo Planos de Estudo
                            Personalizado (PEP) elaborado pelo estudante, contendo análise do
                            próprio desempenho e os objetivos a serem alcançados no próximo
               Avaliação
                            período (ou avaliação), em harmonia com as matrizes e diretrizes
                            maristas. O PEP e as outras atividades poderão ser avaliados por
                            rubrica, preferencialmente.
                            Sujeito com capacidade metacognitiva: consciência das suas carac-
                            terísticas e peculiaridades para aprender, ponderar sobre o que já
                            aprendeu e o que ainda precisa melhorar, avaliar, regular e organizar
                            as situações de aprendizagem, características essas em consonância
                Perfil do   com as Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil Marista.
                Egresso
                            O estudante egresso dessa componente curricular deverá ser refle-
                            xivo, consciente, analítico e protagonista dos processos avaliativos
                            de que participa, com autonomia, autorregulação e autoavaliação
                            do seu tempo e estilo de aprendizagem.













                          Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte  51
   46   47   48   49   50   51   52   53