Page 51 - Guia Novo Ensino Medio
P. 51
Licenciados em qualquer área do conhecimento com expertise em
diálogos com as juventudes, projeto de vida, escolhas vocacionais,
análise de dados educacionais, conhecimento expressivo das plata-
formas Minha Escolha, Estuda.com, Simulados FTD e Evolucional.
Capacidade de realizar trabalhos ao projeto de vida dos estudantes,
Perfil docente
entrega de relatórios do perfil da turma para a Orientação Educa-
cional sobre o desempenho nos processos avaliativos a que eles são
submetidos (internos e externos). Docente com perfil orientador de
estudos, auxiliando na organização e monitoramento de hábitos e
técnicas de estudos e orientação vocacional.
Sala de aula. O acesso a notebooks ou tablets é desejável, mas não
Recursos
necessário. O laboratório móvel pode ser utilizado.
Avaliação formativa e diversificada, incluindo Planos de Estudo
Personalizado (PEP) elaborado pelo estudante, contendo análise do
próprio desempenho e os objetivos a serem alcançados no próximo
Avaliação
período (ou avaliação), em harmonia com as matrizes e diretrizes
maristas. O PEP e as outras atividades poderão ser avaliados por
rubrica, preferencialmente.
Sujeito com capacidade metacognitiva: consciência das suas carac-
terísticas e peculiaridades para aprender, ponderar sobre o que já
aprendeu e o que ainda precisa melhorar, avaliar, regular e organizar
as situações de aprendizagem, características essas em consonância
Perfil do com as Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil Marista.
Egresso
O estudante egresso dessa componente curricular deverá ser refle-
xivo, consciente, analítico e protagonista dos processos avaliativos
de que participa, com autonomia, autorregulação e autoavaliação
do seu tempo e estilo de aprendizagem.
Guia de implementação do Novo Ensino Médio no Marista Centro-Norte 51