Page 46 - Guia do laboratório de matemática
P. 46

6. AVALIAÇÃO



                    Consideramos que o processo de avaliação se realiza por meio de três modali-
                    dades, a saber: a) diagnóstica, que busca informações pra situar os objetos, os
                    sujeitos e os contextos de aprendizagens; b) formativa, que observa o desenvol-
                    vimento do sujeito, na interação com o objeto e visa a tomada de decisões sobre
                    os ajustes necessários ao processo de aprendizagens constituídas, com base nos
                    critérios definidos, entendemos que a avaliação precisa ser planejada, tanto para
                    a aprendizagem quanto para a avaliação do currículo e da escola; c) somativa
                    que ocorre ao final das atividades de aprendizagem e busca verificar ao que o
                    estudante aprendeu. A análise dos resultados dessas três modalidades em con-
                    junto é imprescindível para direcionar aressignificação e ao aperfeiçoamento das
                    práticas educativas. Desse modo, para a avaliação no âmbito do Laboratório de
                    Matemática, indicamos a elaboração de um portfólio semestral ou trimestral, que
                    registre as elaborações realizadas pelos estudantes.
                    Neste portfólio, podem ser inseridos o roteiro da oficina, imagens de sua realiza-
                    ção, o relatório de estudantes que realizaram a oficina, link de vídeos do momento
                    de aplicação (quando for possível) e ainda, uma síntese elaborada pelo professor
                    das principais conclusões apresentadas pelos estudantes.
                    Trata-se de uma dinâmica que atende as novas tendências da educação com foco
                    no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a partir do alinhamento
                    com a Coordenação.






























                                                Guia do Laboratório de Matemática  45
   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50