Page 48 - Guia do laboratório de matemática
P. 48

8. REFERÊNCIAS



                    AGUIAR,  Marcia.  Uma  idéia  para  o  laboratório  de  matemática.  Dissertação
                    (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

                    AZEVEDO, M.C.P.S. Ensino por investigação: Problematizando as atividades em
                    sala de aula. In: CARVALHO, A.M.P. (org.) Ensino de Ciências. São Paulo: Pioneira
                    Thomson Learning, 2004.
                    BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
                    D’AMBRÓSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano
                    II. N2. Brasilia. 1989. P. 15-19. JESUS, A. C. A de. Como aplicar jogos e brincadeiras
                    na educação infantil. Rio de Janeiro. P. 3-4. Brasport, 2010.
                    GUIMARÃES, A. DE M.; DIAS, R. Ambientes de aprendizagem: reengenharia da
                    sala de aula. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Hori-
                    zonte: Autêntica, p. 23–42, 2002.
                    KISHIMOTO, T. M. Educação infantil no Brasil e no Japão: acelerar o ensino ou
                    preservar o brincar?. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 225, 2009.
                    LARA, I.C. M. de, Jogando com a Matemática. São Paulo, 2003. Rêspel,. 3ª edição,
                    pag. 123- 124. Pernambuco. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de
                    Pernambuco. Secretaria de Estado de Educação, 2019.

                    MALDANER, O. A. Concepções epistemológicas no ensino de ciências. Campinas.
                    In: SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO, R. M. R. (orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e
                    abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000.
                    OLIVEIRA GROENWALD, Claudia Lisete ; DE OLIVEIRA SAUER, Lisandra; FUEL-
                    BER FRANKE, Rosvita. A história da matemática como recurso didático para o
                    ensino da teoria dos números e a aprendizagem da matemática no ensino básico.
                    Paradigma, v. 26, n. 2, p. 35-55, 2005.
                    PEREIRA, Stelamara Souza; CHAGAS, Flomar Ambrosina Oliveira. Tecnologia e
                    Educação: uma conexão no ensino da matemática. Revista EVS-Revista de Ciên-
                    cias Ambientais e Saúde, v. 41, n. 1, p. 140-150, 2014.
                    POTT, A. BELÃO. TANCREDI R M S. P. Os jogos no ensino de matemática: possibi-
                    lidades de dinamização das práticas pedagógicas. UFSCar 2014.




                                                Guia do Laboratório de Matemática  47
   43   44   45   46   47   48   49   50