Page 44 - Guia do laboratório de matemática
P. 44

5.2.2 Criação de histogramas
                    Apresentação: A prática contempla a elaboração de histogramas por meio da
                    análise dos dados do filme. Abrange coeficientes da função afim, inclinações,
                    dentre outros conceitos.
                    •   Segmento: Ensino Médio
                    •   Série: 3ªsérie EM
                    •   Duração: 50 min
                    •   Quantidade de participantes: 30 estudantes
                    Acesse o vídeo explicativo da atividade em: https://youtu.be/jIM6rLmbt0U
                    Competência: Compreender e utilizar, com flexibilidade e fluidez, diferentes
                    registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, com-
                    putacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas,
                    de modo a favorecer a construção e o desenvolvimento do raciocínio matemático.
                    Habilidade EM13MAT409: Interpretar e comparar conjuntos de dados estatís-
                    ticos por meio de diferentes diagramas e gráficos, como o histograma, o de caixa
                    (box-plot), o de ramos e folhas, reconhecendo os mais eficientes para sua análise.
                    Objetivo: Os alunos deverão criar um histograma com as informações de um
                    filme de sua preferência.
                    Materiais Necessários:
                    •   Mesas
                    •   Computadores com acesso à internet.
                    Disponível em:  https://teacher.desmos.com/activitybuilder/custom/5a4fce-
                    73b473640e051f9199?lang=pt-BR&collections=featured-collections%2C5da-
                    8a6474d5c010a4455b470.  Acesso em 20 ago. 2021.
                    Roteiro:
                    1.  O professor deverá acessar previamente a plataforma DESMOS (https://www.
                      desmos.com/?lang=pt-BR ) e criar seu login e senha.












                    2.  Após criar o seu acesso, o professor deverá cadastrar os seus estudantes para
                      que obtenha assim, um acompanhamento do desenvolvimento de sua turma.




                                                Guia do Laboratório de Matemática  43
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49