Page 96 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 96

3 – Análise e encaminhamento por área de conhecimento para adoção
          do Prepara como material da 3ª série

          Sendo o Prepara um material didático revisional, mas que atende a relação
          de conteúdo para a 3ª série, cabe à unidade a reflexão e discussão sobre o
          caráter da abordagem metodológica que melhor atende suas necessidades,
          levando em conta suas especificidades, o desenvolvimento das competên-
          cias e habilidades, além dos documentos fundantes que balizam o Projeto
          Educativo do Brasil Marista. A seguir, descrevemos orientações gerais por
          área de conhecimento.

          3.1. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

          A partir das análises realizadas nos materiais, foi possível verificar que
          tanto no SME, quanto no PREPARA os conteúdos são equivalentes, ainda
          que apresentem abordagens diferentes. Nesse sentido, a recomendação se
          estabelece no campo da metodologia. O material SME FGB e FIC apresenta
          conteúdos contextualizados e que proporcionam problematizações que
          contribuem com a construção do pensamento e de roteiros de aprendiza-
          gem necessários para a garantia de leitura e escrita com argumentação e
          criticidade. É importante ter um olhar crítico para as atividades propostas
          no material, que pode proporcionar aos estudantes novas experiências de
          aprendizagem, colocando-os como participantes ativos da investigação,
          da análise e da construção de soluções para determinados problemas.

          Já o material Prepara apresenta uma abordagem revisional, sendo assim,
          embora apresente textos claros e garanta as exercitações, essa abordagem
          tem a tendência de não trabalhar habilidades e competências em termos
          de desenvolvimento, ações em grupo, conhecimento técnico para utiliza-
          ção de tecnologias, entre outros no processo de ensino e aprendizagem
          envolvendo a assunto escolhido.

          Em resumo, no que se refere aos componentes curriculares da área de
          Ciências Humanas em relação aos dois materiais, a análise aponta:


     96  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   91   92   93   94   95   96   97   98   99   100   101