Page 97 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 97

Geografia: existe equivalência em relação aos conteúdos abordados para
          a série, cabendo ressaltar que o conteúdo Cartografia é apresentado nos
          volumes FIC atendendo às demandas de uma abordagem completa do
          tema para a série. Além disso, ambos os materiais contam com uma pers-
          pectiva de conteúdos atualizada e são organizadas em uma sequência e
          abrangência que permite a progressão acadêmica dos estudantes.

          História: No caso desse componente curricular, os conteúdos apresentam
          equivalência, ambos atendem aos conteúdos abordados nas últimas cinco
          provas do Enem, mas cabe citar que os volumes FIC contribuem significati-
          vamente com as reflexões e produções propostas e esperadas em relação
          aos conteúdos, cabendo à unidade a avaliação da contribuição dos volumes
          FIC para o atendimento dos objetivos da aprendizagem.

          Filosofia: O SME apresenta uma abordagem mais completa em relação à
          metodologia e contextualização, especialmente no material FIC. O material
          Prepara contempla os conteúdos previstos para a série, em uma perspectiva
          revisional, com pouca contextualização e interdisciplinaridade.

          Sociologia: Os conteúdos apresentam equivalência entre os dois materiais,
          de maneira mais abrangente e problematizadora no SME. O ponto de aten-
          ção está na disposição dos conteúdos, que no caso do SME, encontram-se
          nos volumes FIC.

          3.2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias

          Para a área de Ciências da Natureza, consideramos que os objetos de estudo
          previstos para a 3ª série são contemplados em ambos os materiais, porém
          com abordagens e nível de aprofundamento diferentes. Como exceção,
          salientamos que o volume 27 de Biologia do SME, intitulado “A História da
          Vida na Terra”, não é abordado no Prepara.

          Sabendo que o Prepara é um material de cunho revisional, a adoção da
          coleção requer do docente um planejamento pedagógico que comple-
          mente o ensino, mantendo-o alinhado aos eixos estruturantes da Matriz

 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  97
   92   93   94   95   96   97   98   99   100   101   102