Page 100 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 100
FIC, presente no SME, recebe complementos significativos com o PREPARA,
em específico o Caderno Mais, o que melhor direcionará a linha histórica
dos movimentos artísticos em consonância com a abordagem contextual
e atualizada do SME.
4 - Orientações para abordagem metodológica Marista
Do ponto de vista de conteúdo, entendemos que os materiais suprem a
demanda da 3ª série, porém, é importante destacar que o SME proporciona
ao docente diversas possibilidades para uma abordagem mais próxima do
que é proposto pelas Matrizes Maristas, proporcionando uma experiência de
aprendizado mais contextualizada e problematizadora para os estudantes.
O SME se destaca por apresentar temas inéditos e um maior nível de
aprofundamento, enquanto o PREPARA é focado predominantemente
em revisão, abordando superficialmente os conteúdos mais frequente-
mente cobrados no Enem para cada componente curricular. Embora o
SME também trate dos conteúdos mais abordados no Enem, ele o faz ao
longo das três séries do Ensino Médio. Nesse contexto, cabe ao docente
realizar a revisão dos temas abordados nas duas primeiras séries também
contemplar o ineditismo apresentado na terceira série.
Possibilidades para a abordagem metodológica na utilização do Prepara
completo na 3ª série:
1. Complementar as aulas regulares (FGB) com os diversos recursos dispo-
nibilizados pela plataforma Iônica, na aba recursos, acervo de links, aulá-
tica, banco de questões e labs, promovendo a discussão e integração dos
componentes curriculares para além das cadeiras específicas de cada
componente curricular.
2. Utilizar o Caderno Articulação (disponível na plataforma Iônica) a fim de
promover contextualização e abordagem problematizadora. Incentivamos
que o Caderno Articulação seja integrado às propostas de produção textual
contribuindo para construção do repertório dos estudantes (vide QR Code
100 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte