Page 99 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 99

Ambos os materiais possuem méritos significativos, e sua eficácia depende
          da abordagem metodológica adotada e principalmente do planejamento
          das aulas. Independentemente da escolha, uma complementação às vezes
          será necessária, seja com tópicos revisionais (coleção SME), seja para
          aprofundar conceitos e aplicações (coleção PREPARA).

          3.4 Linguagens e Códigos e suas Tecnologias

          Os conteúdos do SME e do Prepara, quando relacionados, alcançam equi-
          paração, seja na série ou por retomada. Contudo, a abordagem dos mate-
          riais é o que os difere.  Os gêneros textuais, por exemplo, no Prepara, são
          objetos de aprendizagem em exercícios com o foco na análise linguística,
          não tratando da funcionalidade e estrutura dos gêneros para alcance dos
          elementos da textualidade em construto com a produção textual na diver-
          sidade de gêneros. No entanto, quando se pensa em dissertação-argumen-
          tativa, o Prepara é um material exitoso, muito em função do detalhamento
          por competências do Enem e de outros certames. Contudo, o SME pode
          ser complementado por meio da paralela dos Cadernos Articulação e as
          temáticas presentes na Iônica, os quais contribuem para o aperfeiçoamento
          da tipologia textual presente na maioria dos vestibulares.

          Em Literatura, os direcionamentos das escolas literárias são conceituais
          no Prepara; já no SME, há um alinhamento a partir dos principais autores
          e contextos que se articulam para a interdisciplinaridade, justificando
          os estilos e os legados literários. Com relação ao componente de Língua
          Inglesa, os exercícios de listening/speaking com tópicos para discussão,
          a norma culta em relação ao coloquialismos, a língua como instrumento
          de comunicação, a produção de relatórios e dados obtidos por meio de
          enquetes, bem como o listening – debate político/podcast em que duas
          pessoas discutem seus diferentes pontos de vista, apontar como a língua é
          usada intencionalmente em cada narrativa/ponto de vista e a produção oral:
          debates regrados, volumes 28 e 33, respectivamente, não se equiparam ao
          disposto no Prepara. A considerar o componente Arte, entende-se que a


 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  99
   94   95   96   97   98   99   100   101   102   103