Page 99 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 99
Ambos os materiais possuem méritos significativos, e sua eficácia depende
da abordagem metodológica adotada e principalmente do planejamento
das aulas. Independentemente da escolha, uma complementação às vezes
será necessária, seja com tópicos revisionais (coleção SME), seja para
aprofundar conceitos e aplicações (coleção PREPARA).
3.4 Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
Os conteúdos do SME e do Prepara, quando relacionados, alcançam equi-
paração, seja na série ou por retomada. Contudo, a abordagem dos mate-
riais é o que os difere. Os gêneros textuais, por exemplo, no Prepara, são
objetos de aprendizagem em exercícios com o foco na análise linguística,
não tratando da funcionalidade e estrutura dos gêneros para alcance dos
elementos da textualidade em construto com a produção textual na diver-
sidade de gêneros. No entanto, quando se pensa em dissertação-argumen-
tativa, o Prepara é um material exitoso, muito em função do detalhamento
por competências do Enem e de outros certames. Contudo, o SME pode
ser complementado por meio da paralela dos Cadernos Articulação e as
temáticas presentes na Iônica, os quais contribuem para o aperfeiçoamento
da tipologia textual presente na maioria dos vestibulares.
Em Literatura, os direcionamentos das escolas literárias são conceituais
no Prepara; já no SME, há um alinhamento a partir dos principais autores
e contextos que se articulam para a interdisciplinaridade, justificando
os estilos e os legados literários. Com relação ao componente de Língua
Inglesa, os exercícios de listening/speaking com tópicos para discussão,
a norma culta em relação ao coloquialismos, a língua como instrumento
de comunicação, a produção de relatórios e dados obtidos por meio de
enquetes, bem como o listening – debate político/podcast em que duas
pessoas discutem seus diferentes pontos de vista, apontar como a língua é
usada intencionalmente em cada narrativa/ponto de vista e a produção oral:
debates regrados, volumes 28 e 33, respectivamente, não se equiparam ao
disposto no Prepara. A considerar o componente Arte, entende-se que a
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 99