Page 101 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 101
ao final da publicação e os Temas de Redação da FTD disponíveis na Iônica
– Temas Brasil, Temas ENEM e Temas por gênero textual).
3. Promover debates a partir de temas atuais e relevantes para o desenvol-
vimento integral do estudante, considerando o contexto local e global de
forma a promover o senso crítico, a colaboração e a produção de produtos
que concatenem as aprendizagens.
4. Apresentar casos práticos ou situações-problema relacionadas ao conte-
údo estudado, primando pela experimentação e abordagem investigativa.
5. Promover a realização de projetos interdisciplinares que contemplem
as habilidades específicas da FIC para os componentes de Arte, Educação
Física, Sociologia e Filosofia e, sempre que possível, nas demais áreas do
conhecimento.
6. Organizar sequências didáticas a partir das habilidades a serem desen-
volvidas sempre organizando aprendizagens inéditas como prioritárias
para a 3ª série.
Os professores devem reconhecer (mapear) as aprendizagens e conteúdos
inéditos para a 3ª série a partir do mapa de conteúdos do SME (disponível
plataforma Iônica) e priorizar o desenvolvimento das habilidades e compe-
tências desses conteúdos na organização do seu planejamento, garantindo
a aprendizagem completa esperada para o segmento, além da preparação
para as avaliações em larga escala de ingresso no ensino superior.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 101