Page 91 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 91
Clube de leitura/Jornal Escolar
A proposta do clube de leitura e do jornal escolar pode ser considerada
pelas unidades, a fim de promover e cultivar habilidades de pensamento
crítico e empatia e engajar os estudantes em ações sociais locais de inte-
resse a partir do contexto, trazendo protagonismo e aplicação dos saberes
desenvolvidos em sala de aula. Essas propostas podem promover ações
na comunidade escolar e no contexto local, contribuindo para o aumento
do repertório e das ações sociais com impacto real na realidade dos estu-
dantes e suas famílias.
Sugerimos que sejam consideradas as ações presentes no Guia
de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integra-
ção da escola, disponível em: marista.edu.br/diretrizesebook/
guia-leitura/, bem como projetos com apoio de jornais locais
e instituições de ensino superior parceiras.
Oficina de Produção Textual
A oficina de produção textual poderá ser uma ação que
promove a melhoria dos resultados dos estudantes no
Enem e em certames de IES superiores. Nesse sentido, as
oficinas poderão ser realizadas com o apoio do material
Temas de Redação da FTD, o qual possui cadernos com
temas Brasil, temas Enem e temas por gênero textual, no
caso dos vestibulares que exigem a escrita de gêneros
diversos na seleção.
Estimamos que a 2ª edição das Diretrizes para Produção Textual possa ser
amplamente aplicada, no intuito de aprimorar, ainda mais, as práticas dessa
oficina. A publicação está disponível em: marista.edu.br/diretrizesebook/
producao-textual-2-edicao/.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 91