Page 88 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 88
Monitorias e grupos de estudos
A sugestão de organização de grupos de estudos e monitorias poderá
ocorrer de duas formas.
1. A convite: para estudantes que apresentem lacunas de aprendizagem
específicas, analisadas por meio dos dados das plataformas e com
apoio do plano de ação da unidade.
2. Por adesão: destinado a contemplar os estudantes interessados
em aprofundar seus estudos e melhorar os resultados de maneira
autônoma.
Em ambos os casos, são imprescindí-
veis a organização de horários especí-
ficos para os atendimentos do docente
responsável e a disponibilização de
espaço físico adequado para receber
os estudantes. Nesse sentido, pode-se
incluir o uso de tecnologias e de inova-
ção a partir do uso dos computadores e
do laboratório móvel da unidade.
A articulação dos saberes nesse formato pode ser organizada a partir dos
planos de aulas do produto “Plano de retomada” da FTD, disponível na plata-
forma Iônica. Sugerimos a leitura do apêndice 3, item 5, da perspectiva “Outras
propostas pedagógicas articuladas ao SME” para compreender a solução.
Um ponto de atenção que destacamos diz respeito à comunicação efetiva
com as famílias dos estudantes, a fim de partilhar cronograma e horários
de atendimento e reforçar a importância da participação efetiva dos estu-
dantes ao longo do processo implementado.
88 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte