Page 88 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 88

Monitorias e grupos de estudos
          A sugestão de organização de grupos de estudos e monitorias poderá
          ocorrer de duas formas.

            1.  A convite: para estudantes que apresentem lacunas de aprendizagem
               específicas, analisadas por meio dos dados das plataformas e com
               apoio do plano de ação da unidade.

            2.  Por adesão: destinado a contemplar os estudantes interessados
               em aprofundar seus estudos e melhorar os resultados de maneira
               autônoma.
          Em ambos os casos, são imprescindí-
          veis a organização de horários especí-
          ficos para os atendimentos do docente
          responsável e a disponibilização de
          espaço físico adequado para receber
          os estudantes. Nesse sentido, pode-se
          incluir o uso de tecnologias e de inova-
          ção a partir do uso dos computadores e
          do laboratório móvel da unidade.

          A articulação dos saberes nesse formato pode ser organizada a partir dos
          planos de aulas do produto “Plano de retomada” da FTD, disponível na plata-
          forma Iônica. Sugerimos a leitura do apêndice 3, item 5, da perspectiva “Outras
          propostas pedagógicas articuladas ao SME” para compreender a solução.


          Um ponto de atenção que destacamos diz respeito à comunicação efetiva
          com as famílias dos estudantes, a fim de partilhar cronograma e horários
          de atendimento e reforçar a importância da participação efetiva dos estu-
          dantes ao longo do processo implementado.








     88  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   83   84   85   86   87   88   89   90   91   92   93