Page 90 - Guia para Implementação do Ensino Médio
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organizados de acordo com as possibilidades da unidade, com a inserção
          das matrículas via sistema Lyceum.

          Projetos de Iniciação Científica
          Os Projetos de Iniciação Científica poderão ocorrer no contraturno e abar-
          car pesquisas indicadas pelos docentes, com foco no contexto local e/ou
          de interesse do grupo de estudantes inscritos. Os projetos de Iniciação
          Científica, segundo a Universidade de São Paulo (PRP-USP, 2019), “envolve
          pesquisa básica ou pesquisa aplicada, utilizando o método científico para









          produzir conhecimento, com
          ou sem objetivo prático”.

          Sugerimos as etapas a seguir
          para a elaboração dos proje-
          tos.


          Pode-se buscar o apoio
          de universidades, a fim de
          conferir parcerias para a
          promoção da ciência e da
          tecnologia em âmbito macro. Além disso, o trabalho com iniciação cientí-
          fica pressupõe visitações, escritas técnicas e científicas, experimentações
          práticas, observações dos ambientes, implementação de jogos educativos
          e até mesmo, quando couber, a oferta de bolsa para estudantes destaques.
          Ainda, os estudantes poderão participar de feiras, olimpíadas e de outras
          propostas ofertadas pelas instituições de ensino superior locais.






     90  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
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