Page 87 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 87

Apêndice 4 – Possibilidade de contraturno


          A fim de corroborar com a implementação de ações estruturadas locais
          que reforcem a qualidade educacional ofertada no Marista Centro-Norte,
          elaboramos os modelos a seguir, para que as unidades realizem a adoção
          opcional de qualquer uma dessas possibilidades para um contraturno, de
          acordo com o próprio contexto, a fim de promover o engajamento e a parti-
          cipação dos estudantes fora da grade horária mínima estipulada neste guia.

          Preparação para avaliação seriada local
          As unidades poderão articular
          momentos de aulas específicas que
          atendam às avaliações locais, de modo
          a oferecer uma preparação ampla aos
          estudantes que assim desejarem. Nessa
          estrutura, recomendamos a utilização
          dos bancos de questões, do caderno
          TODO ENEM, Articulação, Conteúdo Aberto FTD, Cadernos PAS FTD, dentre
          outros. Podem ser organizados: aulões temáticos, trilhas de aprendizagem
          e aulas preparatórias.

          Destacamos a necessidade de estudo antecipado dos editais e das norma-
          tivas das universidades que, por vezes, não atendem à sequência de conte-
          údos nucleares adotados pelo SME. Nesse sentido, as aulas devem focar
          na revisão e retomada desses conteúdos não contemplados.

















 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  87
   82   83   84   85   86   87   88   89   90   91   92