Page 87 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 87
Apêndice 4 – Possibilidade de contraturno
A fim de corroborar com a implementação de ações estruturadas locais
que reforcem a qualidade educacional ofertada no Marista Centro-Norte,
elaboramos os modelos a seguir, para que as unidades realizem a adoção
opcional de qualquer uma dessas possibilidades para um contraturno, de
acordo com o próprio contexto, a fim de promover o engajamento e a parti-
cipação dos estudantes fora da grade horária mínima estipulada neste guia.
Preparação para avaliação seriada local
As unidades poderão articular
momentos de aulas específicas que
atendam às avaliações locais, de modo
a oferecer uma preparação ampla aos
estudantes que assim desejarem. Nessa
estrutura, recomendamos a utilização
dos bancos de questões, do caderno
TODO ENEM, Articulação, Conteúdo Aberto FTD, Cadernos PAS FTD, dentre
outros. Podem ser organizados: aulões temáticos, trilhas de aprendizagem
e aulas preparatórias.
Destacamos a necessidade de estudo antecipado dos editais e das norma-
tivas das universidades que, por vezes, não atendem à sequência de conte-
údos nucleares adotados pelo SME. Nesse sentido, as aulas devem focar
na revisão e retomada desses conteúdos não contemplados.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 87