Page 22 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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4.  Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (transtornos
                      do espectro autista): segundo a Política Nacional de Educação Especial na
                      Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008a, p. 15) “são aqueles
                      que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas
                      e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito,
                      estereotipado e repetitivo”.
                    5.  Estudantes com altas habilidades/superdotação: segundo a Política
                      Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
                      (BRASIL, 2008a, p. 15) são aqueles que “demonstram potencial elevado
                      em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelec-
                      tual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar
                      grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de
                      tarefas em áreas de seu interesse”.

                    6.  Síndrome: definida como um conjunto de sintomas e sinais que podem
                      ser apresentados em um determinado momento, podendo ser compre-
                      endida como uma situação patogênica. Uma mesma síndrome pode
                      estar presente em diferentes transtornos, assim como, um determinado
                      transtorno pode apresentar diferentes síndromes ao longo do tempo.
                    7.  Transtorno: termo utilizado para indicar a existência de um conjunto
                      de sintomas ou comportamentos com início no decorrer da infância
                      ocasionado por um comprometimento ou atraso no desenvolvimento
                      de funções relacionadas à maturação biológica do Sistema Nervoso
                      Central (SNC).
                    8.  Transtorno mental: A Associação Psiquiátrica Americana – APA
                      define essa expressão como
                                          Síndrome  caracterizada  por perturbações clini-
                                          camente significativas, na cognição, na regulação
                                          emocional ou no comportamento do indivíduo
                                          que reflete uma disfunção nos processos psicoló-
                                          gicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes
                                          ao funcionamento mental. (APA, 2015, p. 20).












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