Page 22 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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4. Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (transtornos
do espectro autista): segundo a Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008a, p. 15) “são aqueles
que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas
e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito,
estereotipado e repetitivo”.
5. Estudantes com altas habilidades/superdotação: segundo a Política
Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
(BRASIL, 2008a, p. 15) são aqueles que “demonstram potencial elevado
em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelec-
tual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar
grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de
tarefas em áreas de seu interesse”.
6. Síndrome: definida como um conjunto de sintomas e sinais que podem
ser apresentados em um determinado momento, podendo ser compre-
endida como uma situação patogênica. Uma mesma síndrome pode
estar presente em diferentes transtornos, assim como, um determinado
transtorno pode apresentar diferentes síndromes ao longo do tempo.
7. Transtorno: termo utilizado para indicar a existência de um conjunto
de sintomas ou comportamentos com início no decorrer da infância
ocasionado por um comprometimento ou atraso no desenvolvimento
de funções relacionadas à maturação biológica do Sistema Nervoso
Central (SNC).
8. Transtorno mental: A Associação Psiquiátrica Americana – APA
define essa expressão como
Síndrome caracterizada por perturbações clini-
camente significativas, na cognição, na regulação
emocional ou no comportamento do indivíduo
que reflete uma disfunção nos processos psicoló-
gicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes
ao funcionamento mental. (APA, 2015, p. 20).
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