Page 17 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Estas diretrizes adotam as finalidades da educação preconizadas na
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (BRASIL,
2010a), ou seja: o desenvolvimento integral dos estudantes, seu preparo
para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Nesse
sentido, tem os seguintes objetivos:
1. Mediante ações integradas, promover o desenvolvimento das poten-
cialidades do estudante com necessidades educacionais especiais, de
modo a contribuir para sua autonomia e qualidade de vida.
2. Promover ações que possibilitem a inclusão escolar, mediante acessi-
bilidade plena, na perspectiva da diversidade humana e o enfrentamento
da discriminação e do preconceito.
3. Atuar no sentido de propiciar acessibilidade ao currículo e à apren-
dizagem.
4. Abrir espaço para integração família-escola.
5. Contribuir para o desenvolvimento inclusivo dos Colégios Maristas,
mediante políticas, culturas e práticas educacionais institucionais
inclusivas.
16 Diretrizes Curriculares Maristas