Page 13 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Nos últimos anos, percebemos significativas mudanças nas políticas
          públicas nacionais para implementar a inclusão escolar dos estudantes
          na rede regular de ensino, sem discriminação e preconceito, enfatizando
          a valorização das diferenças e a perspectiva da educação para todos. A
          inclusão escolar é um processo em expansão e requer das organizações
          de ensino reestruturação de suas práticas, de modo a oferecer respostas
          efetivas às especificidades e singularidades dos educandos e às demandas
          dos que apresentam necessidades educacionais especiais, público-alvo do
          presente documento de diretrizes para inclusão escolar.
          Essa perspectiva requer a ampliação de nossos conhecimentos e a inovação
          nas práticas adotadas. Para isso, a Gerência Educacional da Província
          Marista Brasil Centro-Norte apresenta este documento, como ferramenta
          norteadora que objetiva a efetividade dos processos de ensino-aprendizagem e
          de medidas que promovam a integração social de seus estudantes.
          Nesse contexto, o documento visa à orientação dos educadores dos
          Colégios Maristas em relação a conceitos e possibilidades estratégicas que
          contribuam para sua atuação frente às necessidades educacionais especiais
          dos educandos, norteando possibilidades e ações que tenham como foco o
          desenvolvimento das potencialidades e a inclusão escolar desses educandos
          assumidos como sujeitos de direito e protagonistas de sua aprendizagem.
          O documento de diretrizes oferece orientações a serem seguidas para
          a definição e o desenvolvimento de projetos, ações e atividades dos
          Colégios Maristas por parte de gestores e profissionais que atuam em seus
          quadros. Baseia-se em critérios identificados na realidade avaliada e nas
          demandas para o atendimento dos seus estudantes com necessidades
          educacionais especiais. Integra um conjunto de ações que visam à formação dos
          recursos humanos para o seu desenvolvimento profissional e ao desenvol-
          vimento inclusivo da organização. Este é o primeiro volume e outros serão
          elaborados, atualizando propostas e buscando responder às demandas do
          sistema de ensino.

                                                     Jaqueline de Jesus
                                                   Gerente Educacional










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