Page 16 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 16

O educador do Programa Bilíngue tem, assim, diante de si um leque de com-
          plexidades a serem geridas. Primeiramente é necessário conhecer os pro-
          cessos cognitivos que levam à aquisição de língua adicional, as estratégias e
          implicações das diferentes idades, o saber lidar com a ludicidade dirigida para
          o aprendizado, saber usar as estratégias linguísticas adequadas para cada fai-
          xa etária e a integração do “content” e “language”, quer seja pela abordagem
          CLIL, sequências didáticas, ou por projetos interdisciplinares.

          O desafio de atuar como educador deste Programa será superado com êxito
          por aqueles que assumam uma postura proativa e colaborativa frente à práti-
          ca docente. Estudar propostas, manter constante diálogo com os demais edu-
          cadores, rever conceitos, modificar e alimentar ações em sala de aula e estar
          aberto a mudanças irá contribuir com o principal resultado a ser obtido: o de-
          senvolvimento integral de nossos estudantes. Nessa trajetória, o alinhamen-
          to com a coordenação pedagógica bem como a formação continuada docente
          oferecida pelo Marista Centro-Norte são parceiros para a sólida caminhada
          e desenvolvimento do Programa. As possibilidades de formação docente são
          promovidas nos horários semanais que compõem a carga horária dos educa-
          dores e em cursos na modalidade on-line no ambiente NEaD da província e da
          parceira Cambridge University Press e Assessment English.



          1.3 Desenvolvimento de valores no âmbito do PMB


          A missão do Instituto Marista é a de evangelizar por meio da educação, ou
          seja, propiciar uma educação integral aos estudantes, baseada em valores
          que contribuirão para a formação de um cidadão justo, ético e solidário.
          Nesta perspectiva, o Programa Marista Bilíngue tem em sua concepção o
          compromisso com o trabalho de promover valores através de suas aulas e
          projetos pedagógicos.
          Para Vygotsky (1984), as crianças estabelecem relações com o ambiente e as
          pessoas a sua volta, e essas experiências são fundamentais para o seu de-






           16  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21