Page 16 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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O educador do Programa Bilíngue tem, assim, diante de si um leque de com-
plexidades a serem geridas. Primeiramente é necessário conhecer os pro-
cessos cognitivos que levam à aquisição de língua adicional, as estratégias e
implicações das diferentes idades, o saber lidar com a ludicidade dirigida para
o aprendizado, saber usar as estratégias linguísticas adequadas para cada fai-
xa etária e a integração do “content” e “language”, quer seja pela abordagem
CLIL, sequências didáticas, ou por projetos interdisciplinares.
O desafio de atuar como educador deste Programa será superado com êxito
por aqueles que assumam uma postura proativa e colaborativa frente à práti-
ca docente. Estudar propostas, manter constante diálogo com os demais edu-
cadores, rever conceitos, modificar e alimentar ações em sala de aula e estar
aberto a mudanças irá contribuir com o principal resultado a ser obtido: o de-
senvolvimento integral de nossos estudantes. Nessa trajetória, o alinhamen-
to com a coordenação pedagógica bem como a formação continuada docente
oferecida pelo Marista Centro-Norte são parceiros para a sólida caminhada
e desenvolvimento do Programa. As possibilidades de formação docente são
promovidas nos horários semanais que compõem a carga horária dos educa-
dores e em cursos na modalidade on-line no ambiente NEaD da província e da
parceira Cambridge University Press e Assessment English.
1.3 Desenvolvimento de valores no âmbito do PMB
A missão do Instituto Marista é a de evangelizar por meio da educação, ou
seja, propiciar uma educação integral aos estudantes, baseada em valores
que contribuirão para a formação de um cidadão justo, ético e solidário.
Nesta perspectiva, o Programa Marista Bilíngue tem em sua concepção o
compromisso com o trabalho de promover valores através de suas aulas e
projetos pedagógicos.
Para Vygotsky (1984), as crianças estabelecem relações com o ambiente e as
pessoas a sua volta, e essas experiências são fundamentais para o seu de-
16 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue