Page 17 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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senvolvimento humano. Elas também são protagonistas de suas ações, pois,
ainda que necessitem dos cuidados dos adultos, são capazes de produzir
culturas, estabelecer interações, dar opiniões, fazer escolhas, inventar, co-
municar-se por meio de diversas linguagens e de encantar-se. Elas são ain-
da capazes de contestar, opinar, escolher, decidir, articular-se em grupos,
dialogar defendendo uma ideia ou proposta (UNIÃO MARISTA DO BRASIL,
2021).
Ao tomarmos a perspectiva da criança como sujeito protagonista do seu
processo de ensino e aprendizagem, destacamos as palavras de Cavalletti
(1985), que ressalta que desenvolver valores nas crianças não corresponde
a acostumá-las a realizarem um conjunto de gestos ou a dizerem palavras,
mas sim de levá-las a fazerem uma experiência consigo, com os outros e
com a sociedade. É levar as crianças a terem uma experiência de vivência
dos valores universais, de promoção da dignidade humana, de respeito ao
diferente, de justiça e de solidariedade, seguindo assim o exemplo da pes-
soa de Jesus e da sua mensagem (UNIÃO MARISTA DO BRASIL, 2021).
Para promover a educação evangelizadora, o Programa Marista Bilíngue
contará com ações em seu cotidiano que façam com que as crianças viven-
ciem os valores que, para elas, se manifestam no contato com a natureza, no
afeto, na interação e no cuidado com o outro e com o mundo. Deste modo,
o desenvolvimento socioemocional dos pequenos se dá de maneira articu-
lada às demais dimensões da criança no processo educativo-evangelizador.
Para tais práticas os docentes do PMB podem contar com o auxílio dos pro-
fessores regentes de sala e da articulação com o campo de experiência de
sentido religioso presente na Educação Infantil e do componente curricular
de Ensino Religioso do Ensino Fundamental, além das possibilidades dos
demais campos de experiência e componentes curriculares.
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