Page 17 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 17

senvolvimento humano. Elas também são protagonistas de suas ações, pois,
          ainda que necessitem dos cuidados dos adultos, são capazes de produzir
          culturas, estabelecer interações, dar opiniões, fazer escolhas, inventar, co-
          municar-se por meio de diversas linguagens e de encantar-se. Elas são ain-
          da capazes de contestar, opinar, escolher, decidir, articular-se em grupos,
          dialogar defendendo uma ideia ou proposta (UNIÃO MARISTA DO BRASIL,
          2021).

          Ao tomarmos a perspectiva da criança como sujeito protagonista do seu
          processo de ensino e aprendizagem, destacamos as palavras de Cavalletti
          (1985), que ressalta que desenvolver valores nas crianças não corresponde
          a acostumá-las a realizarem um conjunto de gestos ou a dizerem palavras,
          mas sim de levá-las a fazerem uma experiência consigo, com os outros e
          com a sociedade. É levar as crianças a terem uma experiência de vivência
          dos valores universais, de promoção da dignidade humana, de respeito ao
          diferente, de justiça e de solidariedade, seguindo assim o exemplo da pes-
          soa de Jesus e da sua mensagem (UNIÃO MARISTA DO BRASIL, 2021).

          Para  promover  a  educação  evangelizadora,  o  Programa  Marista  Bilíngue
          contará com ações em seu cotidiano que façam com que as crianças viven-
          ciem os valores que, para elas, se manifestam no contato com a natureza, no
          afeto, na interação e no cuidado com o outro e com o mundo. Deste modo,
          o desenvolvimento socioemocional dos pequenos se dá de maneira articu-
          lada às demais dimensões da criança no processo educativo-evangelizador.
          Para tais práticas os docentes do PMB podem contar com o auxílio dos pro-
          fessores regentes de sala e da articulação com o campo de experiência de
          sentido religioso presente na Educação Infantil e do componente curricular
          de Ensino Religioso do Ensino Fundamental, além das possibilidades dos
          demais campos de experiência e componentes curriculares.












 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  17                      4ª Edição  17
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22