Page 15 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 15

1.2 O educador do Programa Marista Bilíngue
          Ao assumir as aulas do PMB, o professor de inglês passa por uma mudança de
          paradigma na sua atuação enquanto docente. É comum que o professor de
          língua inglesa na educação Infantil e no ensino Fundamental siga uma lista
          de conteúdo, desenvolva algumas atividades lúdicas e fomente a empatia
          pela língua inglesa. Sendo assim, os objetivos permeavam grupos de vocábu-
          los temáticos, entendimento e resposta a pequenos comandos relacionados
          às rotinas e às produções de falas contextualizadas às unidades. Neste novo
          paradigma proposto pelo Programa Bilíngue, através da abordagem CLIL, o
          movimento de aprendizado vai além do livro didático e das unidades temáti-
          cas nele apresentadas, passando por todas as áreas do conhecimento. Neste
          sentido, aponta-se para uma aula que não visa o decorar de estruturas e vocá-
          bulos, como cores, números e brinquedos, por exemplo, mas sim a descoberta
          das cores ou dos números, vivenciados nos campos de experiência e áreas de
          conhecimento dos componentes trabalhados em inglês. Este cenário aponta
          para um perfil de educador bilíngue, que tem a língua inglesa como instru-
          mento para experiências de aprendizagem integradas aos componentes cur-
          riculares, bem como um alinhamento às habilidades e objetivos de conheci-
          mento da língua inglesa. Por isso, o domínio metodológico, o conhecimento
          dos processos cognitivos inerentes às faixas etárias e trocas constantes com
          os educadores dos outros campos do conhecimento e dos campos de experi-
          ência são características essenciais ao perfil do Educador Bilíngue neste novo
          cenário da Educação que se desdobra no novo paradigma do ensino de Língua
          Inglesa.



















 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  15                      4ª Edição  15
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20