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1.2 O educador do Programa Marista Bilíngue
Ao assumir as aulas do PMB, o professor de inglês passa por uma mudança de
paradigma na sua atuação enquanto docente. É comum que o professor de
língua inglesa na educação Infantil e no ensino Fundamental siga uma lista
de conteúdo, desenvolva algumas atividades lúdicas e fomente a empatia
pela língua inglesa. Sendo assim, os objetivos permeavam grupos de vocábu-
los temáticos, entendimento e resposta a pequenos comandos relacionados
às rotinas e às produções de falas contextualizadas às unidades. Neste novo
paradigma proposto pelo Programa Bilíngue, através da abordagem CLIL, o
movimento de aprendizado vai além do livro didático e das unidades temáti-
cas nele apresentadas, passando por todas as áreas do conhecimento. Neste
sentido, aponta-se para uma aula que não visa o decorar de estruturas e vocá-
bulos, como cores, números e brinquedos, por exemplo, mas sim a descoberta
das cores ou dos números, vivenciados nos campos de experiência e áreas de
conhecimento dos componentes trabalhados em inglês. Este cenário aponta
para um perfil de educador bilíngue, que tem a língua inglesa como instru-
mento para experiências de aprendizagem integradas aos componentes cur-
riculares, bem como um alinhamento às habilidades e objetivos de conheci-
mento da língua inglesa. Por isso, o domínio metodológico, o conhecimento
dos processos cognitivos inerentes às faixas etárias e trocas constantes com
os educadores dos outros campos do conhecimento e dos campos de experi-
ência são características essenciais ao perfil do Educador Bilíngue neste novo
cenário da Educação que se desdobra no novo paradigma do ensino de Língua
Inglesa.
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