Page 11 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Além da atualização do PMB para o segmento do ensino fundamental anos
finais, esta edição apresenta no primeiro capítulo as orientações gerais do
Programa; no capítulo 2 traz o escopo para o funcionamento do PMB; o capí-
tulo 3 traz o planejamento colaborativo, enfatizando a interdisciplinaridade
orientada por habilidades a serem desenvolvidas em diálogo com campos
diferentes do conhecimento; o capítulo 4 buscou refletir sobre o letramento
entre línguas em interface com o conceito de repertório linguístico; o capítu-
lo 5 apresentou estratégias de aprendizagem, recursos digitais e as principais
técnicas de story telling; por fim, o capítulo 6 foi dedicado exclusivamente
ao tema Projetos, discorrendo de forma prática sobre as abordagens CLIL
(Content and Language Integrated Learning) e PBL (Project Based Learning),
trazendo templates de planejamentos e uma lista de projetos compartilhados
por vários educadores do PMB do Brasil Marista. A esses educadores, agrade-
cemos o compartilhamento de suas práticas e experiências, que contribuíram
para a elaboração desta edição.
Em 2022 o Programa Bilíngue segue promovendo abordagens e práticas de
ensino inovadoras que fomentem, ao longo de sua trajetória, o desenvolvi-
mento de um estudante culturalmente competente, capaz de reconhecer o
contexto social no qual a língua adicional é aplicada. Assim, este Programa
requer ações metodológicas próprias, constantes formações e reflexões em-
basadas por um recorte teórico e conceitual que venha amparar a proposta.
Por isso a leitura desta diretriz é indicada tanto para os docentes do PMB
quanto para os coordenadores e demais educadores atuantes nos segmentos
com o Programa. Que o investimento de São Marcelino Champagnat em me-
todologias inovadoras e no jeito de Maria de educar siga inspirando nossos
educadores.
Gerência Socioeducacional
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