Page 7 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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3.5 Planejamento Pedagógico no Ensino Fundamental Anos Finais ........... 153

        4. Letramento no Programa Marista Bilíngue .............................................. 198
        4.1 Aprender duas línguas atrapalha no aprendizado da escrita da primeira?
        ........................................................................................................................... 205

        4.2 A importância da exposição das palavras escritas no Programa Bilíngue
        Marista ............................................................................................................. 207
        4.3. Abordagem metodológica para o desenvolvimento da habilidade leitora
        no Programa Marista Bilíngue ........................................................................ 208
        4.4 Abordagem metodológica para o desenvolvimento da habilidade

        escritora no Programa Marista Bilíngue ........................................................ 210
        5. Estratégias de aprendizagem e recursos .................................................. 212
        5.1 Cambridge resources for teachers ........................................................... 213

        5.2 Cambridge presentation plus .................................................................. 215
        5.3 Organização de learning centers para aprendizagem ativa ................... 216
        5.4 Storytelling  ................................................................................................ 219
        5.4.1 As histórias em Inglês e as teorias que apoiam sua prática ..................... 220
        5.5 Recursos e ferramentas digitais ............................................................... 228

        6. PBL e CLIL para a educação bilíngue ......................................................... 233
        6.1 O que é PBL? ............................................................................................... 234
        6.2 Como trabalhar a metodologia PBL na prática? ..................................... 236

        6.3 CLIL na prática   ..........................................................................................  244
        6.4  Interação CLIL e PBL ................................................................................. 246
        6.5 Práticas Compartilhadas   ......................................................................... 246
        6.5.1 Ensino Infantil  ........................................................................................................ 248
        6.4.2 Ensino Fundamental Anos Iniciais ................................................................... 268

        6.4.3 Ensino Fundamental Anos Finais ..................................................................... 280
        Referências ...................................................................................................... 286
        Fontes Consultadas ......................................................................................... 289
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