Page 6 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Sumário
Apresentação ....................................................................................................... 9
1. Diretrizes gerais do Programa Marista Bilíngue ........................................ 12
1.1 O Programa Marista Bilíngue e sua metodologia ..................................... 13
1.2 O educador do Programa Marista Bilíngue ............................................... 15
1.3 Desenvolvimento de valores no âmbito do PMB .......................................16
1.4 Material Didático adotado ......................................................................... 18
2. Organização pedagógica do Programa Marista Bilíngue ......................... 26
2.1 Metodologia de ensino e aprendizagem – A opção pela abordagem CLIL ..............27
2.2 Avaliação como parceira para o desenvolvimento dos estudantes na
primeira infância ............................................................................................. 29
2.2.1 Estratégias de avaliação para a Educação Infantil e 1º ano do Ensino
Fundamental Anos Iniciais ............................................................................................... 31
2.3 Acompanhamento no ensino fundamental e acolhida de estudantes
novatos ............................................................................................................... 34
2.3.1 Estratégias de avaliação para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais ..
.................................................................................................................................................. 40
2.4 A ambientação bilíngue .............................................................................. 43
2.4.1 Ambiente rico em letramento................................................................................ 47
3. Planejamento anual do Programa Marista Bilíngue .................................. 50
3.1 Planejamento colaborativo: interfaces do conhecimento e gestão do
trabalho em equipe ........................................................................................... 51
3.2 A prática do planejamento compartilhado: Teaching content ................. 54
3.3 Planejamento Pedagógico na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino
Fundamental ...................................................................................................... 55
3.4 Planejamento Pedagógico no Ensino Fundamental Anos Iniciais ........... 86