Page 13 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 13
1.1 O Programa Marista Bilíngue e sua metodologia
O Programa Marista Bilíngue agregado ao currículo propõe um processo lí-
quido de aquisição de língua inglesa, fluindo pelos campos de experiências da
educação infantil e perpassando pelos eixos de conhecimento das Matrizes
Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista no ensino fundamental.
Nesta perspectiva, a aquisição do Inglês se dará apoiada em projetos e vi-
vências, utilizando a língua inglesa como ferramenta para a construção do
conhecimento em diversas situações de ensino e aprendizagem.
Para que o êxito do Programa possa ser obtido, saímos do paradigma das
aulas DE Inglês, para aulas EM Inglês. Na educação infantil, as aulas do PMB
ocorrem integradas com os campos de experiência, ou seja, o brincar da Edu-
cação Infantil é agora o Let´s Play. Juntam-se a ele o Image and Art (Imagem e
Arte) e o World Explorer (Conhecimento do Mundo) para a articulação entre
o conteúdo e a aquisição da língua. No Ensino Fundamental anos iniciais e
finais a articulação entre habilidades e competências e a aquisição da língua
é realizada por meio de propostas que promovam a interdisciplinaridade,
por planejamentos de aulas temáticas alinhadas entre docentes de diversos
componentes curriculares, e por propostas de aulas com a abordagem CLIL
e/ou por projetos, os quais podem ser executados por diversas metodologias
ativas, como por exemplo pela Aprendizagem Baseada em Projetos (Project
Based Learning - PBL) ou pela Pedagogia de Projetos.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 13 4ª Edição 13