Page 13 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 13

1.1 O Programa Marista Bilíngue e sua metodologia


          O Programa Marista Bilíngue agregado ao currículo propõe um processo lí-
          quido de aquisição de língua inglesa, fluindo pelos campos de experiências da
          educação infantil e perpassando pelos eixos de conhecimento das Matrizes
          Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista no ensino fundamental.
          Nesta perspectiva, a aquisição do Inglês se dará apoiada em projetos e vi-
          vências, utilizando a língua inglesa como ferramenta para a construção do
          conhecimento em diversas situações de ensino e aprendizagem.

          Para que o êxito do Programa possa ser obtido, saímos do paradigma das
          aulas DE Inglês, para aulas EM Inglês. Na educação infantil, as aulas do PMB
          ocorrem integradas com os campos de experiência, ou seja, o brincar da Edu-
          cação Infantil é agora o Let´s Play. Juntam-se a ele o Image and Art (Imagem e
          Arte) e o World Explorer (Conhecimento do Mundo) para a articulação entre
          o conteúdo e a aquisição da língua. No Ensino Fundamental anos iniciais e
          finais a articulação entre habilidades e competências e a aquisição da língua
          é realizada por meio de propostas que promovam a interdisciplinaridade,
          por planejamentos de aulas temáticas alinhadas entre docentes de diversos
          componentes curriculares, e por propostas de aulas com a abordagem CLIL
          e/ou por projetos, os quais podem ser executados por diversas metodologias
          ativas, como por exemplo pela Aprendizagem Baseada em Projetos (Project
          Based Learning - PBL) ou pela Pedagogia de Projetos.






















 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  13                      4ª Edição  13
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18