Page 14 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 14

A perspectiva de trabalho CLIL (Content and Language Integrated Learning)
          é utilizada em diversos contextos do ensino de Inglês, seja em países nati-
          vos de Língua Inglesa, ou não, inclusive na adaptação de imigrantes (DARN,
          2006). O CLIL permite a formação de cidadãos bilíngues sem a necessidade
          da ampliação do tempo de permanência do estudante na escola, uma vez
          que articula a aquisição do idioma com o conteúdo das diferentes áreas do
          conhecimento. Este trabalho baseia-se em torno de 4 Cs: Content, que é o
          conteúdo a ser aprendido pelo estudante (ciências, conhecimento de mundo,
          artes, entre outros); Cognition, que são as habilidades de raciocínio e criativi-
          dade desenvolvidas nas atividades e projetos; Communication, relacionado à
          comunicação em língua estrangeira; e Culture, que é a imersão nas atividades
          e a tomada de consciência de si e dos outros.









































           14  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19