Page 14 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 14
A perspectiva de trabalho CLIL (Content and Language Integrated Learning)
é utilizada em diversos contextos do ensino de Inglês, seja em países nati-
vos de Língua Inglesa, ou não, inclusive na adaptação de imigrantes (DARN,
2006). O CLIL permite a formação de cidadãos bilíngues sem a necessidade
da ampliação do tempo de permanência do estudante na escola, uma vez
que articula a aquisição do idioma com o conteúdo das diferentes áreas do
conhecimento. Este trabalho baseia-se em torno de 4 Cs: Content, que é o
conteúdo a ser aprendido pelo estudante (ciências, conhecimento de mundo,
artes, entre outros); Cognition, que são as habilidades de raciocínio e criativi-
dade desenvolvidas nas atividades e projetos; Communication, relacionado à
comunicação em língua estrangeira; e Culture, que é a imersão nas atividades
e a tomada de consciência de si e dos outros.
14 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue