Page 18 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 18
1.4 Material Didático adotado
O material didático constitui-se como suporte às trilhas de aprendizagem
a serem desenvolvidas pelos professores, que se desdobram em aulas te-
máticas, propostas interdisciplinares, projetos autorais e institucionais. O
livro didático não tem a intenção de encapsular o currículo, ele é um apoio
quanto à sequência do aprendizado da língua, contudo, pode e deve desdo-
brar-se para muito além.
A autoria do professor é incentivada, pois o objetivo do Programa Maris-
ta Bilíngue se concentra na utilização da língua inglesa como instrumento
do protagonismo estudantil, da voz do estudante para propagar as culturas
locais, a brasilidade, os modos de ser, de produzir significados e de pensar
ao mundo. Nesta perspectiva de saberes regionais que se encontram e en-
trecruzam com os globais, faz-se necessária a contextualização dos temas
propostos no livro didático, contrastando e validando aquilo que é comum
ao universo do estudante brasileiro com os exemplos e temas trazidos nas
propostas didáticas. Esse contraste se circunscreve na análise dialógica da
diversidade das práticas linguísticas, a fim de proporcionar o Letramento
Crítico (STREET, 2017) e desencapsular o currículo das intencionalidades
hegemônicas (PENNYCOOK, 2017) e, assim, desenvolver as subjetividades
pelo viés da proposta Educacional Marista da formação crítica.
As Diretrizes da Educação Infantil Marista possuem uma série de recomen-
dações que orientam a forma de utilização de materiais com os estudan-
tes desse segmento. O Programa Marista Bilíngue teve em sua concepção
o cuidado de inovar mantendo-se alinhado a este importante documento,
além das Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil Marista das
quatro áreas de conhecimento para o ensino fundamental. Neste sentido,
foram adotadas as coleções Super Safari para a faixa etária de 3 a 5 anos,
Super Minds para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Own It! – full edition
no Ensino Fundamental- Anos Finais (6º ao 8º ano). Esses materiais têm as
características de cadernos de atividades, com o conhecimento sendo de-
senvolvido em espiral. Isso significa que ele é revisto e ampliado ano a ano
com foco na oralidade e na aquisição de vocabulário. Apesar do accent bri-
tânico nos áudios, essas coleções já trabalham na perspectiva de um Inglês
Global.
18 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue