Page 18 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 18

1.4 Material Didático adotado


          O material didático constitui-se como suporte às trilhas de aprendizagem
          a serem desenvolvidas pelos professores, que se desdobram em aulas te-
          máticas, propostas interdisciplinares, projetos autorais e institucionais. O
          livro didático não tem a intenção de encapsular o currículo, ele é um apoio
          quanto à sequência do aprendizado da língua, contudo, pode e deve desdo-
          brar-se para muito além.

          A autoria do professor é incentivada, pois o objetivo do Programa Maris-
          ta Bilíngue se concentra na utilização da língua inglesa como instrumento
          do protagonismo estudantil, da voz do estudante para propagar as culturas
          locais, a brasilidade, os modos de ser, de produzir significados e de pensar
          ao mundo. Nesta perspectiva de saberes regionais que se encontram e en-
          trecruzam com os globais, faz-se necessária a contextualização dos temas
          propostos no livro didático, contrastando e validando aquilo que é comum
          ao universo do estudante brasileiro com os exemplos e temas trazidos nas
          propostas didáticas. Esse contraste se circunscreve na análise dialógica da
          diversidade das práticas linguísticas, a fim de proporcionar o Letramento
          Crítico (STREET, 2017) e desencapsular o currículo das intencionalidades
          hegemônicas (PENNYCOOK, 2017) e, assim, desenvolver as subjetividades
          pelo viés da proposta Educacional Marista da formação crítica.
          As Diretrizes da Educação Infantil Marista possuem uma série de recomen-
          dações que orientam a forma de utilização de materiais com os estudan-
          tes desse segmento.  O Programa Marista Bilíngue teve em sua concepção
          o cuidado de inovar mantendo-se alinhado a este importante documento,
          além das Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil Marista das
          quatro áreas de conhecimento para o ensino fundamental. Neste sentido,
          foram adotadas as coleções Super Safari para a faixa etária de 3 a 5 anos,
          Super Minds para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Own It! – full edition
          no Ensino Fundamental- Anos Finais (6º ao 8º ano). Esses materiais têm as
          características de cadernos de atividades, com o conhecimento sendo de-
          senvolvido em espiral. Isso significa que ele é revisto e ampliado ano a ano
          com foco na oralidade e na aquisição de vocabulário. Apesar do accent bri-
          tânico nos áudios, essas coleções já trabalham na perspectiva de um Inglês
          Global.






           18  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23