A escola desempenha um papel fundamental na vida de uma criança. Mais que um espaço de desenvolvimento educacional, é nela que os pequenos têm um dos primeiros contatos sociais fora do ambiente familiar, sendo, então, a escola e seus profissionais personagens importantes no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos.

Diante isso, é importante que os pais optem por escolas que ofereçam atividades além das disciplinas pedagógicas programadas. Atividades lúdicas, culturais e extracurriculares são fundamentais para o aprendizado das crianças.

Mas quais atividades podem ser oferecidas aos alunos para que eles tenham um pleno desenvolvimento infantil? Separamos algumas dicas valiosas para você.

Desenho e pintura

Estimular os cinco sentidos é muito importante, especialmente na primeira fase da infância. Ao incentivar a prática de desenhar e pintar, os educadores estimulam a criatividade e a habilidade motora das crianças. Ao ter contato com diversas texturas, como aquarela, giz de cera e colagens, os pequenos exploram os sentidos e dão asas à imaginação.

Música e dança

Um momento de diversão, descontração e muito aprendizado. Aulas de música auxiliam no desenvolvimento da percepção sonora, do ritmo e também no processo de alfabetização. Já, ao participar de aulas de dança, a criança desenvolve seu senso criativo, motor e também a própria autonomia, trabalhando sua autoestima.

Brincadeiras em grupo

A escola participa dos primeiros contatos sociais de uma criança, por isso, para que ela tenha um desenvolvimento saudável, é importante que a instituição inclua atividades em grupo ao longo do período. Desde brincadeiras de faz de conta, pega-pega, pique-esconde ou jogos com bola, o importante é promover a interação saudável dos pequenos alunos. A brincadeira é tão importante para o desenvolvimento infantil que está inserida na Base Nacional Comum Curricular.

Jogo da memória

Além de ser uma atividade lúdica e desafiadora, o jogo da memória auxilia o desenvolvimento cognitivo da criança, estimulando o raciocínio lógico e estratégico. A escola pode, ainda, potencializar essa atividade, inserindo imagens ou palavras que os pequenos tenham aprendido recentemente, reforçando essa aprendizagem de forma divertida e dinâmica.

Apostar em uma Educação Infantil de qualidade e que promova atividades em prol do desenvolvimento das crianças é muito importante. Procure sempre por escolas que ofereçam metodologias eficientes e que respeitem cada etapa dos pequenos, assim eles terão lembranças boas dessa fase e estarão confiantes para explorar cada novo desafio.

Dessa forma, é possível aprender brincando. Além de eficiente para a criançada, as atividades lúdicas e culturais são extremamente importantes para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Por isso, aqui no Marista, contamos com diversas atividades desse formato em nossa grade curricular. Quer conhecer quais são? Agende uma visita: