A tecnologia está diariamente presente na nossa vida e pode ser um desafio utilizá-la de forma positiva na rotina familiar, principalmente na dos filhos. Contudo, isso é totalmente possível, você sabia? Com sabedoria e supervisão dos pais, a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa no aprendizado das crianças, na comunicação e até mesmo nas tarefas mais simples do cotidiano. 
 

Veja algumas dicas, a seguir, que podem te ajudar a utilizar a tecnologia na rotina de crianças de forma saudável tanto para elas quanto para toda a família. 
 

  1. Estabeleça o tempo de interação 
     

Determinar um horário fixo para que seu filho interaja com as telinhas pode ser uma boa forma de desenvolver a disciplina e a autonomia. Além disso, ao saber o horário e o tempo de acesso, a criança estabelece uma rotina e fica longe do risco de passar horas e horas navegando pela internet. 
 

  1. Selecione jogos interativos online para toda a família 
     

A hora de brincar fica muito mais divertida quando envolve toda a família. No mercado, existem aplicativos e jogos direcionados especificamente às crianças e podem auxiliar a desenvolver a criatividade e até mesmo o raciocínio lógico. Selecione jogos que pensam na faixa etária de cada um e procure sempre envolver os familiares nesse momento, tornando-o um lazer divertido para todos. 
 

  1. Estimule a aprendizagem de um novo idioma 
     

Aprender um novo idioma, como o inglês, por exemplo, pode ser um desafio para as crianças. Por isso, selecionar um método criativo e eficiente pode ser a chave para o sucesso. Por meio de aplicativos e vídeos interativos, é possível reforçar o aprendizado do inglês de forma muito dinâmica. Incentive seu filho e desperte a curiosidade dele com vídeos infantis e histórias lúdicas. 
 

  1. Pesquise e selecione o conteúdo 
     

Selecione conteúdos específicos que seus filhos possam ter acesso, somente assim você pode garantir a segurança e tranquilidade nesse momento de interação. Analise o aplicativo, veja a indicação de idade e, se for necessário, explique à criança o motivo dos conteúdos selecionados, estabelecer o diálogo também é uma forma de demonstrar amor. 
 
 

  1. Seja o exemplo 
     

Seja respondendo e-mails, assistindo séries ou trocando mensagens via aplicativo, a verdade é que precisamos nos manter vigilantes para não dedicarmos horas excessivas à tecnologia. Não esqueça, as crianças estão sempre atentas ao comportamento dos adultos e aprendem muito pelo exemplo. 
 

Viu? Com equilíbrio e diálogo, é possível incluir a tecnologia de maneira positiva na rotina dos filhos. E ainda é possível encontrar escolas que auxiliam ainda mais nessa interação aliada à aprendizagem e ao desenvolvimento pessoal.