Page 88 - Políticas da Província Marista Brasil Centro-Norte
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Política de seGURanÇa da inFoRmaÇÃo









                    Segurança da Informação na unidade. Eles             seminação  aos  colaboradores  da  Polí-
                    têm como responsabilidade:                           tica de Segurança da Informação e nor-
                                                                         mas relacionadas;
                     •  fornecer  aos  colaboradores,  antigos  e
                        novatos,  cópia  de  informativo  sobre  a    •  identificar  os  requisitos  de  confiden-
                        existência da Política Institucional de Se-      cialidade,  integridade,  disponibilidade,
                        gurança da Informação, com os links de           autenticidade  e  validade  dos  recursos
                        acesso a conteúdo e anexos, de forma a           tecnológicos e informações;
                        assegurar que tenham conhecimento e
                        observância desta Política institucional,     •  sugerir,  desenvolver,  apresentar  e  ava-
                        visando ao sigilo e à confidencialidade          liar propostas de melhoria ou de solu-
                        das informações da instituição, mesmo            ções para eliminar ou minimizar os efei-
                        quando desligados da instituição;                tos dos riscos;

                     •  ter  postura  exemplar  no  cumprimento       •  estabelecer  relação  racional,  eficaz  e
                        da PSI;                                          consistente entre as estratégias da orga-
                                                                         nização, aplicação dos recursos de tec-
                     •  atribuir aos colaboradores a responsa-           nologia  da  informação  e  manutenção
                        bilidade do cumprimento da PSI.                  da conformidade à Política Institucional
                                                                         de Segurança da Informação;
             9.1.5.   Subcomitê de Segurança, Privacidade e
                     Proteção de Dados Pessoais                       •  apurar  os  incidentes  de  segurança  da
                                                                         informação,  comprovando  a  origem  e
                     É  uma  estrutura  permanente,  vinculada           os efeitos; aplicar os preceitos estabele-
                     ao Comitê de Auditoria e Riscos, compos-            cidos nas normas correlacionadas e re-
                     ta pelos gestores das áreas de TI, recursos         comendar  a  aplicação  de  capacitação,
                     humanos, economato e pelo encarregado               reciclagem ou penalidades previstas.
                     de proteção de dados, conforme aprova-
                     ção  do  Conselho  Administrativo/Provin-    9.1.5.1.   Security Officer
                     cial. Participa dos temas relativos à segu-
                     rança,  privacidade  e  proteção  de  dados      É o colaborador da GTI, nomeado pelo Con-
                     pessoais  quando  tratados  no  Comitê  de       selho  Administrativo/Provincial,  conforme
                     Auditoria  e  Riscos,  tendo  como  objetivo     indicação do Comitê de Auditoria e Riscos,
                     planejar estratégias de segurança, conso-        em conjunto com o Subcomitê de Seguran-
                     lidar a Política Institucional de Segurança      ça, Privacidade e Proteção de Dados Pesso-
                     da Informação e políticas correlatas, ela-       ais, que, sob a supervisão deste, executará
                     borar normas, avaliar o seu cumprimento,         as estratégias de segurança na operacionali-
                     monitorá-las e reportar ao Comitê de Au-         zação e no monitoramento das normas. Tem
                     ditoria  e  Riscos.  Tem  como  responsabili-    como responsabilidades:
                     dades:

                                                                      •  pesquisar e propor melhorias nas nor-
                     •  definir estratégias para as ações de go-         mas.
                        vernança,  risco  e  conformidade  (GRC)
                        da organização;                               •  liderar a criação dos programas de dis-
                                                                         seminação, capacitação e conscientiza-
                     •  promover a contínua atualização e dis-           ção sobre as normas da área de tecno-
                                                                         logia;



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