Page 86 - Políticas da Província Marista Brasil Centro-Norte
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Política de seGURanÇa da inFoRmaÇÃo









             8.3.    Gestão de Riscos | Medidas adotadas em              realizadas  análises,  objetivando  a  de-
                     caso de Incidente de segurança da infor-            finição dos atributos de impacto e vul-
                     mação                                               nerabilidade  utilizados  na  priorização
                                                                         dos  riscos  que  deverão  ser  tratados.  A
                     a.  Comunicação  interna  de  inciden-              análise também objetiva levantar todas
                        tes:  a  PMBCN  deve  divulgar  aos  seus        as  informações  relevantes,  verificando
                        colaboradores  o  dever  de  reportar            fatos e descartando boatos que possam
                        imediatamente  ao  responsável  pela             afetar o ambiente corporativo.
                        GTI os casos de incidentes de seguran-
                        ça  da  informação,  podendo  fazer  de       e.  Adoção  de  medidas  mitigadoras  de
                        modo  formal  ou  com  uso  do  recurso          riscos: o plano de continuidade de negó-
                        de denúncia anônima. Caso o inciden-             cios, o qual se encarrega primeiramente
                        te  envolva  dados  pessoais,  o  encarre-       de solucionar o desastre (por exemplo,
                        gado de proteção de dados deverá ser             restaurando  uma  cópia  de  segurança,
                        comunicado,  conforme  definido  na              repondo um equipamento ou disponi-
                        Política de Privacidade Interna, poden-          bilizando  outro  local  para  a  operação
                        do  atuar  na  investigação  e  contenção        da atividade) e, posteriormente, de res-
                        de  danos  conjuntamente  com  a  GTI.           tabelecer a operação normal da ativida-
                                                                         de, nas mesmas condições iniciais, deve
                        Incidentes  devem  ser  registrados  em          ser  efetivado  imediatamente,  visando
                        um Relatório de incidente de segurança           à continuidade dos serviços prestados.
                        da informação (Anexo I) à medida que
                        as informações forem sendo apuradas.             Medidas a serem consideradas:


                     b.  Definição  de  responsável:  a  PMBCN        •  levantar  soluções  alternativas  para  a
                        definirá  o  responsável  pela  realização       crise, apreciando sua viabilidade e suas
                        de diagnóstico do incidente, adoção de           consequências;
                        medidas de preservação de evidências,
                        identificação da causa raiz e descoberta      •  priorizar solução para ocorrências con-
                        de soluções para remediação.                     sideradas de maior risco;


                     c.  Identificação de riscos: a identificação     •  avaliar a necessidade de suspender ser-
                        de  riscos  de  segurança  da  informação        viços e/ou sistemas informatizados;
                        objetiva reconhecer e descrever os ris-
                        cos aos quais a empresa está exposta.         •  avaliar  necessidade  de  trocar  o  ativo
                        Recomenda-se  definir,  nesta  etapa,            tecnológico eventualmente afetado;
                        eventos,  fontes,  impactos  e  responsá-
                        veis por cada risco analisado. O respon-      •  avaliar necessidade de acionar eventual
                        sável poderá solicitar a participação de         seguro contratado;
                        todos os colaboradores envolvidos nos
                        negócios da empresa em seus diferen-          •  centralizar a comunicação na figura de
                        tes níveis.                                      um  porta-voz  para  evitar  informações
                                                                         equivocadas ou imprecisas.
                     d.  Avaliação  de  riscos:  após  o  processo
                        de  identificação  dos  riscos,  devem  ser   f.   Monitoramento de riscos: com o ob-






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