Page 85 - Políticas da Província Marista Brasil Centro-Norte
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Política de seGURanÇa da inFoRmaÇÃo
7.1.2. Princípios básicos. A PMBCN tem por ob- teressadas, por meio da conscientização e
jetivo garantir: maturidade dos colaboradores, fortalecen-
do um dos elementos fundamentais para
7.1.2.1. Integridade: garantia de que a infor- manter o nível apropriado de segurança.
mação seja mantida em seu estado ori-
ginal, visando protegê-la, na guarda ou 8. INCIDENTES DE SEGURAN-
transmissão, contra alterações indevi-
das, intencionais ou acidentais. ÇA DA INFORMAÇÃO
7.1.2.2. Confidencialidade: garantia de que 8.1. Um incidente de segurança da informação
a informação não estará disponível ou pode ser definido como qualquer evento
não será divulgada a indivíduos, entida- adverso, confirmado ou sob suspeita, rela-
des ou aplicativos sem autorização. cionado à segurança de ativos tecnológi-
cos, levando à perda de um dos princípios
7.1.2.3. Disponibilidade: garantia de que os da segurança da informação, bem como a
usuários autorizados tenham acesso à acessos não autorizados e situações aci-
informação quando necessário. dentais ou ilícitas de destruição, perda, al-
teração, comunicação ou qualquer forma
7.1.2.4. Autenticidade: garantia da identidade de tratamento inadequado ou ilícito de
do remetente da informação. Pela au- dados pessoais contidos na base de dados
tenticidade garante-se que a informa- da PMBCN (“incidente de segurança da in-
ção, proveniente da fonte anunciada, formação” ou “incidente”).
sem sofrer alteração durante o envio.
8.2. São exemplos de incidentes de segurança
7.1.2.5. Legalidade: garantia de que o uso e da informação:
manuseio das informações seguem as
leis vigentes no país. 8.2.1. tentativas de ganhar acesso não autorizado
a sistemas ou dados lógicos ou físicos;
7.1.2.6. Não repúdio: garantia de que o autor
não negue ter criado e assinado deter- 8.2.2. indisponibilidade de informações e dados
minado arquivo ou documento. para a execução de rotinas e processos;
7.1.3. Adotar uma abordagem baseada em ris- 8.2.3. ataques de negação de serviço;
cos: a segurança da informação é funda-
mentada em decisões baseadas em riscos, 8.2.4. exploração de vulnerabilidades de protoco-
como perda da vantagem competitiva, con- los;
formidade, de responsabilidade civil, inter-
rupções operacionais, danos à reputação e 8.2.5. modificações em um sistema, sem conheci-
perdas financeiras. mento, instruções ou consentimento prévio
de um gestor;
7.1.4. Promover um ambiente positivo de se-
gurança: a segurança da informação é 8.2.6. desrespeito à política de segurança ou à
estruturada com base na análise do com- política de uso aceitável de uma empresa
portamento humano, observando as cres- ou provedor de acesso;
centes necessidades de todas as partes in-
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