Fundado em 1930, o Colégio Marista de Natal teve sua gênese a partir da chegada dos Irmãos Maristas ao estado do Rio Grande do Norte, para assumir o Colégio Santo Antônio, localizado no Convento Santo Antônio dos Frades Franciscanos Capuchinhos. Dentre as ações marcantes deste período destacam-se a acolhida de Dom Marcolino Dantas, Bispo diocesano de Natal, aos Irmãos e a aquisição do terreno atual, em 1932, bem como a construção do novo prédio, iniciada em 1936. Em 1939, as instalações do Colégio foram transferidas para o prédio atual, que dispõe de maior número de salas de aula e amplo espaço para arte, esporte e lazer, com uma grande área verde.

Nos últimos anos, a Unidade tem atuado com foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Nesse sentido, são desenvolvidos projetos por meio dos grupos Pastorais, tais quais Acolhida Marista, Catequese, Crisma, Pastoral Juvenil Marista, Voluntariado Estudantil Marista e outros; das escolinhas de Esporte, Arte e Cultura, como Jogos Internos Marista, InterMarista, espetáculo Paixão de Cristo, Arena Marista e mais; e das atividades e projetos pedagógicos, como Aluno Destaque, Liderança Marista, Educação Tecnológica e Cultura Maker, Programa Marista Bilíngue e outros. Todos pensados para a promoção de uma educação integral e estímulo ao protagonismo infanto-juvenil, respeito à diversidade e responsabilidade social.

Na perspectiva da proposta educativa Marista, o Colégio dispõe de educadores qualificados pelo projeto de Formação Continuada e ambiente favorável à aprendizagem, com laboratórios equipados, biblioteca, sala de robótica, quadras e ginásios, capela, teatro, estúdio de música e múltiplos espaços abertos para programações ao ar livre e contato com o meio ambiente.

O Colégio Marista de Natal atende, atualmente, cerca de três mil estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. O Irmão Luiz André da Silva Pereira exerce a direção, ao lado da profª. Ilce Mara Cavalcanti da Silva, vice-diretora Educacional, e do profº. Vivaldo da Silveira Barros, vice-diretor Administrativo.