Fundado em 1905, quando em 8 de fevereiro daquele ano tem sua aula inaugural no então Colégio Diocesano, com 20 alunos, o Colégio Marista de Maceió (AL) inicia sua história com a chegada de seis Irmãos ao estado de Alagoas, liderados pelo Ir. Louis Channel.

Em 1909, a Unidade começava a colher os frutos do seu projeto pedagógico-religioso. Em 1913, o espaço físico ficou pequeno, e o Colégio foi então transferido para um prédio na Rua Augusta nº 2. Mesmo assim, o lugar continuava a crescer e, em 25 de março de 1914, foi inaugurada a nova sede na Rua do Macena nº 69, já um complexo educacional bem estruturado.

A Unidade continuava em expansão. Foi então que se iniciou a construção de um novo prédio, onde atualmente funciona a sede Colégio Marista de Maceió, no bairro do Farol, desde 12 de março de 1962.

Nos últimos anos, ele tem atuado com o foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Nesse sentido, são desenvolvidos projetos de atividades pastorais, auxiliando não só a comunidade educativa mas a população em geral da capital e do interior, atividades esportivas, com equipes destaques em outros estados, e educacionais, como a participação em olimpíadas e concursos, que conferem aos alunos posição de honra a níveis nacional e internacional.

Na perspectiva da proposta educativa Marista, o Colégio oferece educadores qualificados e ambiente favorável à aprendizagem, com ampla estrutura. São salas de aula espaçosas, laboratórios, biblioteca, centros tecnológico e cultural, esportivo e grandes áreas de convívio.