Page 70 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
P. 70
Descritores para correção do gênero de referência do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental
Todos os gêneros e tipos textuais
Competência Nivel Desempenho
5(100%) Demonstra excelente domínio do gênero textual proposto, com todos os
= 200 p elementos estruturais e sociodiscursivos esperados.
III - GÊNERO 4 (80%) Demonstra bom domínio do gênero textual proposto, com poucas inadequa-
PROPOSTO = 160 p ções em relação aos elementos estruturais e sociodiscursivos esperados.
3 (60%) Demonstra regular domínio do gênero textual proposto, com inadequações
Demonstrar = 120 p consideráveis em relação aos elementos estruturais e sociodiscursivos
esperados.
domínio da estru- 2 (40%) Demonstra insuficiente domínio do gênero textual proposto, não atendendo
turação do gênero = 80 p à estrutura básica esperada.
textual proposto .
1 (20%) Demonstra precário domínio do gênero textual proposto com traços cons-
= 40 p tantes de outros gêneros textuais.
0 (0%) Não atende à estrutura do gênero textual proposto.
IV - COERÊNCIA 5(100%) Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos relacionados ao
TEXTUAL = 200 p tema proposto, de forma consistente e organizada.
4 (80%) Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos relacionados ao
= 160 p tema proposto, de forma organizada, porém superficial.
Selecionar, rela-
cionar, organizar 3 (60%) Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos relacionados ao
e interpretar, = 120 p tema proposto, de forma consistente, porém pouco organizada.
de modo lógico, 2 (40%) Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos relacionados ao
informações, = 80 p tema proposto, mas desorganizados ou contraditórios.
fatos, opiniões e/ 1 (20%) Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos vagamente relacio-
ou argumentos = 40 nados ao tema proposto ou incoerentes.
relacionados ao Apresenta informações, fatos, e opiniões não relacionados ao tema proposto,
tema proposto. 0 (0%)
configurando fuga ao tema.
Articula as partes do texto de forma excelente, apresentando repertório
5(100%) diversificado de recursos coesivos previstos para a série de referência. Há raras
= 200 p repetições. Apresenta todos os elementos constitutivos da sequência para uma
progressão lógica dos conteúdos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Articula bem partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta reper-
V - COESÃO TEX- 4 (80%) tório diversificado de recursos coesivos previstos para a série de referência.
TUAL
= 160 p Há poucas repetições. Falta um dos elementos constitutivos da sequência
para uma progressão lógica dos conteúdos.
Demonstrar Articula as partes do texto de forma regular, com algumas inadequações,
conhecimento 3 (60%) e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos previstos
dos mecanismos = 120 p para a série de referência. Há algumas repetições. Faltam dois dos elementos
linguísticos neces- constitutivos da sequência para uma progressão lógica dos conteúdos.
sários para a Articula as partes do texto de forma insuficiente com muitas inadequações,
progressão temáti- 2 (40%) e apresenta repertório limitado de recursos coesivos previstos para a série
ca. = 80 p de referência. Há muitas repetições. Não há sequência para uma progressão
lógica dos conteúdos.
1 (20%)
= 40 p Articula as partes do texto de forma precária. Há repetição excessiva.
0 (0%) Não articula as informações. Há predominância de períodos justapostos.
a
70 Diretrizes para Producao Textual - 2 Edição