Page 70 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
P. 70

Descritores para correção do gênero de referência do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental
                                 Todos os gêneros e tipos textuais
           Competência  Nivel  Desempenho
                       5(100%)  Demonstra excelente domínio do gênero textual proposto, com todos os
                       =  200 p elementos estruturais e sociodiscursivos esperados.
           III - GÊNERO   4 (80%)  Demonstra bom domínio do gênero textual proposto, com poucas inadequa-
           PROPOSTO    =  160 p ções em relação aos elementos estruturais e sociodiscursivos esperados.
                       3 (60%)   Demonstra regular domínio do gênero textual proposto, com inadequações
           Demonstrar   =  120 p  consideráveis em relação aos elementos estruturais e sociodiscursivos
                             esperados.
           domínio da estru-  2 (40%)  Demonstra insuficiente domínio do gênero textual proposto,  não  atendendo
           turação do gênero   =  80 p à estrutura  básica esperada.
           textual  proposto .
                       1 (20%)  Demonstra precário domínio do gênero textual proposto com traços cons-
                        =  40 p tantes de outros gêneros textuais.
                        0 (0%) Não atende à estrutura do gênero textual proposto.
           IV - COERÊNCIA   5(100%)  Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos relacionados ao
           TEXTUAL     =  200 p tema proposto, de forma consistente e organizada.
                       4 (80%)  Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos relacionados ao
                       =  160 p tema proposto, de forma organizada, porém superficial.
           Selecionar, rela-
           cionar, organizar   3 (60%)  Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos relacionados ao
           e interpretar,   =  120 p tema proposto, de forma consistente, porém  pouco organizada.
           de modo lógico,   2 (40%)  Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos relacionados ao
           informações,  =  80 p tema proposto, mas desorganizados ou contraditórios.
           fatos, opiniões e/  1 (20%)  Apresenta informações, fatos, opiniões e/ou argumentos vagamente relacio-
           ou argumentos   =  40  nados ao tema proposto ou incoerentes.
           relacionados ao   Apresenta informações, fatos, e opiniões não relacionados ao tema proposto,
           tema proposto.  0 (0%)
                             configurando fuga ao tema.
                             Articula as partes do texto de forma excelente, apresentando repertório
                       5(100%)  diversificado de recursos coesivos previstos para a série de referência. Há raras
                       =  200 p repetições. Apresenta todos os elementos constitutivos da sequência para uma
                             progressão lógica dos conteúdos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
                             Articula bem partes do texto, com  poucas inadequações, e apresenta reper-
           V - COESÃO TEX-  4 (80%)  tório diversificado de recursos coesivos previstos para a série de referência.
           TUAL
                       =  160 p Há poucas repetições. Falta um dos elementos constitutivos da sequência
                             para uma progressão lógica dos conteúdos.
           Demonstrar        Articula as partes do texto de forma regular, com algumas inadequações,
           conhecimento   3 (60%)  e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos previstos
           dos mecanismos   =  120 p para a série de referência. Há algumas repetições. Faltam dois dos elementos
           linguísticos neces-  constitutivos da sequência para uma progressão lógica dos conteúdos.
           sários para a     Articula as partes do texto de forma insuficiente com muitas inadequações,
           progressão temáti- 2 (40%)  e apresenta repertório limitado de recursos coesivos previstos para a série
           ca.          =  80 p de referência. Há muitas repetições. Não há sequência para uma progressão
                             lógica dos conteúdos.
                       1 (20%)
                        =  40 p  Articula as partes do texto de forma precária. Há repetição excessiva.
                        0 (0%) Não articula as informações. Há predominância de períodos justapostos.



                                     a
           70  Diretrizes para Producao Textual - 2   Edição
   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75