Page 65 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
P. 65

APÊNDICE V
           SUGESTÃO DE MODELO DE APRESENTAÇÃO DO PORTFÓLIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

          Estimado(a) estudante e familiares,
          “Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo”. As palavras do poeta português Fernando
          Pessoa evidenciam a importância da escrita como atividade humana e bem traduzem a motivação
          do trabalho pedagógico com que o nosso colégio concebe a produção textual. Não se trata de
          mero protocolo avaliativo do expediente escolar, mas, sim, de expressão da vida, do amor e da
          partilha, em consonância com o carisma do nosso fundador, São Marcelino Champagnat.
          Nesse sentido, este portfólio é uma das estratégias de sistematização das atividades de produção
          textual do Colégio XXX. Aqui, devem ser guardadas todas as atividades do componente
          curricular Produção Textual: tarefas de casa, anotações de sala e de pesquisa, produções
          realizadas – inclusive as avaliativas –, rascunhos, entre outros. Todos esses registros, quando
          não houver folha própria dada pelo professor, deverão ser realizados, obrigatoriamente, na
          folha do tipo bloco. Todas as redações deverão ser passadas a limpo com caneta de cor preta, em
          consonância com os principais processos seletivos do país.
          No componente de Produção Textual, a pontuação é composta por uma prova de Produção
          Textual e atividades diversificadas, que, neste caso, referem-se a todo material integrante deste
          portfólio (conforme supracitado). Por isso, conserve bem este material: evite qualquer tipo de
          dano. A organização e a conservação desta pasta também serão consideradas para efeito de
          nota. Para lhe auxiliar, no início de cada etapa letiva, você receberá uma agenda de controle de
          atividades, em que poderá registrar todas as ações solicitadas pelo professor. Ao meio e ao fim
          de cada etapa, em data pré-determinada, o professor recolherá seu portfólio para verificação
          desses critérios e emitirá parecer sobre o seu material.
          Vale destacar que este portfólio é um referencial para você, estudante, para o seu professor
          e sua família não só em termos de nota, mas, principalmente, como um diário que permitirá
          acompanhar resultados e refletir sobre o itinerário da produção textual, a fim de estabelecermos
          intervenções e metas mais assertivas para o melhor desenvolvimento de sua competência
          escrita. Isso significa que você é sujeito protagonista do próprio processo de aprendizagem, o
          qual é dinâmico e interativo. Nós acreditamos no seu potencial. Faça o seu melhor!
          Na sequência, serão apresentados os critérios de correção, que lhe permitirão monitorar seu
          desempenho por proposta e estabelecer metas de crescimento e aprimoramento na escrita.
          Do ponto de vista estrutural, vale lembrar que existem, basicamente, seis tipos textuais: o narra-
          tivo, o informativo, o dissertativo, o descritivo, o injuntivo e o conversacional. Cada tipologia é
          representada por uma diversidade de gêneros textuais, que são a manifestação social da linguagem.
          Neste ano, exploraremos alguns desses textos, além de gêneros digitais.
          Permita-se aventurar e desbravar o universo das narrativas. Descreva a realidade que só os seus
          olhos enxergam. Aproprie-se da informação. Informe. Posicione-se quando o texto dissertativo
          lhe convidar a mudar uma ideia. Crie. Invente. Instrua com as sequências injuntivas. Com palavras,
          você organiza seu mundo e transcende o tempo. Faz história. Vamos, juntos, construir um mundo
          cada vez melhor, cada vez mais Marista. Que você viva experiências inspiradoras com a escrita.

          Equipe de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias



                                           Diretrizes para Producao Textual - 2   Edição  65
                                                                 a
   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70