Page 65 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
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APÊNDICE V
SUGESTÃO DE MODELO DE APRESENTAÇÃO DO PORTFÓLIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Estimado(a) estudante e familiares,
“Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo”. As palavras do poeta português Fernando
Pessoa evidenciam a importância da escrita como atividade humana e bem traduzem a motivação
do trabalho pedagógico com que o nosso colégio concebe a produção textual. Não se trata de
mero protocolo avaliativo do expediente escolar, mas, sim, de expressão da vida, do amor e da
partilha, em consonância com o carisma do nosso fundador, São Marcelino Champagnat.
Nesse sentido, este portfólio é uma das estratégias de sistematização das atividades de produção
textual do Colégio XXX. Aqui, devem ser guardadas todas as atividades do componente
curricular Produção Textual: tarefas de casa, anotações de sala e de pesquisa, produções
realizadas – inclusive as avaliativas –, rascunhos, entre outros. Todos esses registros, quando
não houver folha própria dada pelo professor, deverão ser realizados, obrigatoriamente, na
folha do tipo bloco. Todas as redações deverão ser passadas a limpo com caneta de cor preta, em
consonância com os principais processos seletivos do país.
No componente de Produção Textual, a pontuação é composta por uma prova de Produção
Textual e atividades diversificadas, que, neste caso, referem-se a todo material integrante deste
portfólio (conforme supracitado). Por isso, conserve bem este material: evite qualquer tipo de
dano. A organização e a conservação desta pasta também serão consideradas para efeito de
nota. Para lhe auxiliar, no início de cada etapa letiva, você receberá uma agenda de controle de
atividades, em que poderá registrar todas as ações solicitadas pelo professor. Ao meio e ao fim
de cada etapa, em data pré-determinada, o professor recolherá seu portfólio para verificação
desses critérios e emitirá parecer sobre o seu material.
Vale destacar que este portfólio é um referencial para você, estudante, para o seu professor
e sua família não só em termos de nota, mas, principalmente, como um diário que permitirá
acompanhar resultados e refletir sobre o itinerário da produção textual, a fim de estabelecermos
intervenções e metas mais assertivas para o melhor desenvolvimento de sua competência
escrita. Isso significa que você é sujeito protagonista do próprio processo de aprendizagem, o
qual é dinâmico e interativo. Nós acreditamos no seu potencial. Faça o seu melhor!
Na sequência, serão apresentados os critérios de correção, que lhe permitirão monitorar seu
desempenho por proposta e estabelecer metas de crescimento e aprimoramento na escrita.
Do ponto de vista estrutural, vale lembrar que existem, basicamente, seis tipos textuais: o narra-
tivo, o informativo, o dissertativo, o descritivo, o injuntivo e o conversacional. Cada tipologia é
representada por uma diversidade de gêneros textuais, que são a manifestação social da linguagem.
Neste ano, exploraremos alguns desses textos, além de gêneros digitais.
Permita-se aventurar e desbravar o universo das narrativas. Descreva a realidade que só os seus
olhos enxergam. Aproprie-se da informação. Informe. Posicione-se quando o texto dissertativo
lhe convidar a mudar uma ideia. Crie. Invente. Instrua com as sequências injuntivas. Com palavras,
você organiza seu mundo e transcende o tempo. Faz história. Vamos, juntos, construir um mundo
cada vez melhor, cada vez mais Marista. Que você viva experiências inspiradoras com a escrita.
Equipe de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Diretrizes para Producao Textual - 2 Edição 65
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